Mundo

9 cidades que têm o mesmo nome — mas ficam em países (muito) diferentes

Há uma Memphis no Egito e uma Sydney no Canadá. Surpreendido? Temos mais exemplos. Destes 18 destinos, é bem provável que só conheça 9.

i

Memphis fica no Tennessee, certo? Certo. Mas no Egito também

Memphis fica no Tennessee, certo? Certo. Mas no Egito também

Se lhe perguntarmos onde fica Copacabana, é provável que responda com toda a convicção que fica no Brasil — e sim, fica mesmo. Mas se lhe dissermos que também fica na Bolívia, pode acreditar que não estamos a mentir. Pode até ir conferir ao mapa, vai descobri-la a cerca de 140 quilómetros de La Paz. Ou também acha que o filme “Paris Texas”, de Wim Wenders, é realizado na capital francesa?

Existem cidades espalhadas pelo mundo que têm nomes iguais, apesar de ficarem em países bem diferentes. E muito provavelmente só conhece uma delas. Além de partilharem o nome, não têm (quase) mais nada em comum: as paisagens, arquitetura, cultura e história, na maioria das vezes, são completamente diferentes.

A MAGG descobriu nove cidades homónimas separadas por milhares de quilómetros e que muito provavelmente não irá encontrar nas primeiras páginas da internet. Por exemplo, se pesquisar São Petersburgo é provável que acabe por só ver resultados relacionados com a cidade russa. Mas será que depois de ler este artigo não vai preferir ir até São Petersburgo nos Estados Unidos?

A decisão é sua. Mas nunca é demais estar informado, até porque já houve quem confundisse cidades homónimas e acabasse no destino errado. Aconteceu com Milan Schipper, um holandês de 18 anos que queria embarcar até Austrália e comprou um bilhete para Sydney. Problema? Escolheu a Sydney do Canadá.

“A viagem durou 22 horas e fizemos escala em Chicago e Toronto. Costumava ser bom a geografia e percebi, já perto do fim da viagem, que a cidade de Sidney para onde estava a ir não era a mesma que tinha planeado”, contou Milan Schipper, ao jornal holandês “Algemeen Dagblad“. Tudo o que Milan Schipper queria era fugir do frio europeu e acabou no frio americano — quando chegou ao Canadá, a cidade estava a meio de uma tempestade de neve.

1. Copacabana no Brasil Vs. Copacabana na Bolívia

Copacabana Brasil Vs Copacabana Bolívia

O nome desta cidade pode levá-lo a viajar até um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro. Até já se imagina calçado com umas havaianas no icónico calçadão. E muito provavelmente se falar com alguém que já tenha visitado o Brasil, Copacabana pode muito bem ser eleita uma das zonas prediletas.

Mas talvez não saiba que existe um destino com o mesmo nome que fica num país diferente. Água, praia e sol. Podíamos estar ainda a falar da cidade do samba, mas já nos estamos a referir a Copacabana na Bolívia. O local é um dos pontos de acesso para o emblemático lago Titicaca, na fronteira da Bolívia com o Peru. É uma das principais cidades bolivianas, mas é ofuscada pela famosa Copacabana brasileira. Tem o lago navegável mais alto do mundo e faz ligação para muitas atrações da região, como a famosa Isla del Sol. No centro histórico, pode ainda descobrir a famosa Basílica de Nossa Senhora de Copacabana.

2. La Paz no México Vs. La Paz na Bolívia

La Paz no México Vs La Paz na Bolívia

Pexels

Rapidamente podia identificar uma coisa em comum entre estes dois países: tanto no México como na Bolívia, fala-se espanhol. Mas o que talvez não saiba é que têm uma cidade com o mesmo nome, La Paz. A que conhece, muito provavelmente, é a cidade da Bolívia, a terceira mais populosa do país, com o maior teleférico do mundo, recheada de cordilheiras de alta altitude. Mas se gosta de praia, a La Paz mexicana pode dar-lhe a tranquilidade que procura. Resume-se a areia, sol e mar.

3. Memphis no Egito Vs. Memphis no Tennessee

Memphis no Egito Vs  Memphis no Tennessee

Egito e Estados Unidos são dois países que parecem não ter nada em comum, a começar pela cultura e pelas suas tradições. Quando lhe falam em Memphis, a primeira coisa que lhe pode vir à cabeça é Elvis Presley, por se tratar da cidade onde o cantor viveu durante vários anos nos EUA. Tem razão. Mas também existe uma Memphis no país que liga o nordeste da África ao Oriente Médio, o Egito.

Se gosta de explorar antigas civilizações e de visitar ruínas em cidades perdidas, deixe-se levar pela Memphis no Egito. A cidade hoje está em ruínas, mas exibe um passado exuberante. Muitos turistas vão até este destino para conhecer a famosa pirâmide de Djoser. Se prefere um destino noturno conhecido pelo rock’n rol, já sabe que é melhor embarcar até Memphis nos EUA. É a cidade mais populosa do estado americano do Tennesse, que sempre foi valorizada em termos habitacionais e comerciais pela sua localização estratégica na margem do rio Mississipi.

40 fotos dececionantes que mostram a realidade de 8 destinos de luxo

4. Granada em Espanha Vs. Granada nas Caraíbas

Granada em Espanha Vs Granada no Caribe

A palavra Granada pode muito facilmente remetê-lo para a região na Andaluzia, em Espanha, que abriga o palácio em Alhambra declarado Património da Humanidade pela UNESCO. No entanto, também existe uma cidade com o mesmo nome no Nicarágua, que é igualmente requisitada por uma igreja designada por Guadalupe.

Mas aparentemente são as únicas semelhanças. Enquanto que uma é uma cidade histórica, a outra é um paraíso tropical. A Granada das Caraíbas também é conhecida como a Pérola das Caraíbas e, desde os tempos das navegações, como a Ilha das Especiarias — em muito devido à produção de canela, gengibre, baunilha e noz-moscada. Se de um lado pode contar com resorts, água límpida e paisagens paradisíacas, do outro tem ruelas, palácios, mesquitas e universidades. Tudo depende do seu gosto e do tipo de viagem que procura.

5. São Peterburgo na Rússia Vs. São Petersburgo nos Estados Unidos

São Peterburgo Rússia Vs São Petersburgo Estados Unidos

preto_perola - Fotolia

Tanto os russos como os americanos podem afirmar que têm uma cidade com o mesmo nome — ainda que nesta luta de fama, ganhem os russos. Muito provavelmente quando lhe falam de São Petersburgo, a sua mente transporta-o até à segunda maior cidade do território russo e não até à cidade situada na Flórida, nos Estados Unidos. Ainda assim, a cidade de São Petersburgo americana também tem vários pontos que o podem atrair: é conhecido como a “cidade do sol” e até já ganhou o recorde do Guiness como o destino com mais dias de sol entre 9 de fevereiro de 1967 e 17 de março de 1969. Ao contrário da cidade russa, esta é um destino de praia e tem algumas das melhores dos EUA. Se é adepto de atrações no centro da cidade, os principais pontos turísticos são o Museu Internacional da Flórida, o Museu de Belas Artes e o Museu Salvador Dali.

6. Sydney na Austrália Vs. Sydney no Canadá

Sydney na Austrália Vs Sydney no Canadá

Se lhe falarem em Sydney, muito provavelmente vai associar o destino à terra dos cangurus, da ópera inspirada em velas de barco e nas 13 horas de diferença horária em relação a Portugal. Mas Sydney também é o coração urbano da ilha de Cape Breton, no Canadá. O destino conta com pontos turísticos como Cabot Trail e Bras Dor Lake, além de ser conhecida como cidade portuária. Por aqui também pode encontrar o Petersfield Provincial Park, conhecido pelos piqueniques.

E se pudesse fazer uma viagem sem saber para onde?

7. Paris em França Vs. Paris no Texas

Paris na França Vs Paris no Texas

Se fizer uma pesquisa rápida na internet e escrever “Paris”, muito provavelmente verá imagens da capital francesa, conhecida pelos pontos turísticos emblemáticos como a Torre Eiffel, o Arco de Triunfo ou o Museu de Versalhes. Mas também existe uma cidade com o mesmo nome no estado americano do Texas, ofuscada pela fama da capital francesa. Aliás, esta cidade serviu de inspiração para o título do filme de Wim Wenders, “Paris, Texas”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Mas só deu mesmo o nome: a rodagem nunca chegou a acontecer na cidade de Paris do Texas.

8. Waterloo na Bélgica Vs. Waterloo no Canadá

Waterloo Bélgica Vs Waterloo Canadá

Entre estas as duas, a que deve reconhecer é a cidade localizada na Bélgica. Talvez devido ao marco da batalha de Waterloo, que contribuiu para o fim da era napoleónica, ou até de a ver representada nos filmes. A cidade de Waterloo no Canadá, curiosamente, está entre uma das dez melhores cidades para se viver no país. É caracterizada como um grande centro educacional e possui uma das melhores universidades do país, a Universidade de Waterloo.

9. Cuenca no Equador Vs. Cuenca em Espanha

Cuenca Equador Vs Cuenca Espanha

Duas cidades com o mesmo nome, mas separadas pelo Oceano Atlântico: uma fica no Equador, outra em Espanha. A cidade no continente americano é caracterizada por igrejas, museus, lugares históricos e construções que remetem para as colónias do país. É considerada Património Mundial da Humanidade.

Curiosamente, a Cuenca espanhola também recebeu esta classificação atribuída pela UNESCO. Conhecida como uma das cidades mais pitorescas de Espanha, divide-se em duas partes: uma mais antiga no alto de um morro, que conta com diversos edifícios históricos situados à beira de um precipício, e uma parte mais recente, localizada na parte inferior. Quase apostamos que só conhecia uma delas, verdade?

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.