Braga é uma das cidades em que os habitantes mais gostam de viver. Não somos nós que o dizemos, mas um estudo coordenado pela Comissão Europeia que investigou a qualidade de vida em 83 cidades europeias e cujos resultados revelam que Braga é altamente estimada e apreciada por quem lá vive.

O estudo teve por base mais de 70 mil entrevistas realizadas na Europa e a análise de 22 critérios que tinham como objetivo averiguar a qualidade de vida e a satisfação dos cidadãos de 83 cidades da União Europeia. De todas elas, apenas duas eram portuguesas: Braga, que até já havia conquistado o galardão de Melhor Destino Emergente do Mundo, e Lisboa.

Braga é o Melhor Destino Emergente do Mundo. Descubra os “Óscares do turismo” que Portugal venceu
Braga é o Melhor Destino Emergente do Mundo. Descubra os “Óscares do turismo” que Portugal venceu
Ver artigo

De acordo com o estudo, que avalia parâmetros como o emprego, a segurança e os transportes públicos, por exemplo, 94% dos inquiridos residentes em Braga classificaram a cidade minhota como um excelente lugar para viver, pelo que se fixa como a décima cidade onde os cidadãos vivem mais satisfeitos e a terceira entre as que têm menos de 250 mil habitantes.

No entanto, a cidade em que os respetivos habitantes mais gostam de viver é Zurique (97%). A seguir a esta cidade, que é considerada o centro financeiro da Suíça, do ranking também fazem parte a capital da Dinamarca, Copenhaga (96%), e Groningen (96%), na Holanda.

No que às piores cidades diz respeito, Itália, por exemplo, tem três das suas cidades nos últimos lugares do ranking, como Nápoles, Palermo e Roma. Mas a lista, tanto das melhores como piores, não se fica por aqui.

Veja as melhores cidades.

1. Zurique, Suíça (97%)
2. Copenhaga, Dinamarca (96%)
3. Groningen, Holanda (96%)
4. Gdansk, Polónia (95%)
5. Lípsia, Alemanaha (95%)
6. Estocolmo, Suécia (95%)
7. Genebra, Suíça (95%)
8. Rostock, Alemanha (94%)
9. Cluj-Napoca, Roménia (94%)
10. Braga, Portugal (94%)

Veja as piores cidades.

1. Palermo, Itália (62%)
2. Atenas, Grécia (65%)
3. Istambul, Turquia (65%)
4. Tirana, Albânia (66%)
5. Nápoles, Itália (66%)
6. Belgrado, Sérvia (69%)
7. Roma, Itália (71%)
8. Escópia, Macedónia (72%)
9. Miskolc, Hungria (74%)
10. Podgorica, Montenegro (77%)