Uma nova onda de bibliotecas livres está a encher as ruas de Benfica, em Lisboa. Com o mote “traga um, leve outro”, várias lojas da freguesia de São Domingos de Benfica estão a aderir à iniciativa que começou num grupo privado do Facebook, que pretende fazer com que velhos livros sejam trocados entre os residentes, podendo ganhar uma nova vida.

5 dicas para voltar aos livros mesmo sem estar de férias (e 8 sugestões para o deixar agarrado às páginas)
5 dicas para voltar aos livros mesmo sem estar de férias (e 8 sugestões para o deixar agarrado às páginas)
Ver artigo

A troca é fácil: basta aparecer numa das lojas que faz parte desta iniciativa comunitária e deixar um livro que já foi lido ou que já não tem espaço na prateleira com o dono, trazendo outro que salte mais à vista (não sendo obrigatório levar um para casa). Aqui, a ideia da freguesia é promover a leitura e, simultaneamente, o comércio local, segundo o “Time Out”

Num comunicado publicado no grupo privado “Olá Vizinhos! São Domingos de Benfica”, de acordo com o mesmo meio de comunicação social, os locais garantem que esta iniciativa literária tem sido um sucesso, e que, como se tratam de pequenas bibliotecas livres, a “oferta pode mudar a cada minuto”, não existindo mais quantidades disponíveis dos livros presentes. “Há até quem já tenha aguardado a abertura de uma loja pela manhã só para trocar um livro”, lê-se no comunicado.

Para aderir a esta iniciativa, basta passar por uma das oito lojas aderentes: Oculista Central Cruz da Pedra, loja de retro gaming Mr. Zombie, loja de congelados K Aviar do Bairro, loja de moda e bazar Superpanda, loja e atelier de artesãs WE, Cmg Cabeleireiro Estética, atelier de decoração e loja de mobiliário Mi Kasa Su Kasa e, por fim, no Aqui Estudo.