Nada melhor do que ler um livro numa ocasião tão especial como no Dia Mundial do Livro. A celebrar-se esta terça-feira, 23 de abril, há quem prefira comemorar com a compra de uma nova história para a estante ou com uma leitura sossegada numa esplanada, mas nós oferecemos uma ideia diferente. Porque não rumar até ao Montijo e espreitar a nova cabine biblioteca?

"Ensaio Sobre a Cegueira" e estes 17 livros seriam proibidos antes da Revolução de Abril
"Ensaio Sobre a Cegueira" e estes 17 livros seriam proibidos antes da Revolução de Abril
Ver artigo

É verdade. À semelhança das típicas cabines telefónicas londrinas, o Alegro Montijo vai assinalar este dia tão especial para muitos com a inauguração de uma biblioteca comunitária, a Book Both, mas com um twist: é só para livros, nada de telefones. Pintada de cor-de-rosa e cheia de capas de livros a tapar as janelas, esta pequena cabine quer incentivar todos os visitantes a trocar as suas histórias mais bonitas, deixando uma na cabine e levando outra para casa. 

Ou seja, a troca é muito simples: basta entregar um livro que já não quer e escolher e requisitar outro para levar. O serviço está disponível junto ao Balcão de Apoio ao Cliente do centro comercial e é completamente gratuito, mas existe o limite de cinco livros para trocar, portanto não precisa de levar de uma vez todos aqueles que estão na estante a ganhar pó. 

Esta é uma excelente oportunidade para encontrar aquele livro que queria há muito ler, mas que a carteira não ajudava na compra, dando a oportunidade a todos os visitantes de dar uma segunda vida a histórias que já estão paradas há muito tempo.

No entanto, na cabine não é possível deixar jornais, revistas, dicionários, enciclopédias e manuais escolares, por isso deixe-os para outra ocasião. Todos os livros deixados na cabine têm de estar em boas condições (ou seja, sem riscos ou falta de páginas) e não é possível fazer qualquer tipo de reserva.