Esta terça-feira, 23 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro, e nada melhor do que assinalar com um na mão. De fantasias a romances, não esquecendo os policiais e as biografias, há cada vez mais pessoas a comprar livros e a entrarem num mundo literário, quer seja com a ajuda das redes sociais quer seja por ser um regresso a um amor mais antigo, e neste dia especial o melhor é aproveitar a deixa.

"Ensaio Sobre a Cegueira" e estes 17 livros seriam proibidos antes da Revolução de Abril
"Ensaio Sobre a Cegueira" e estes 17 livros seriam proibidos antes da Revolução de Abril
Ver artigo

Com uma reafirmação no mundo da cultura, não só os autores internacionais têm contribuído para encher as prateleiras lá de casa como também os autores portugueses estão a ser seguidos pelos entusiastas, que procuram mais livros e histórias — e as mulheres escritoras não são exceção.

A conquistar os leitores à velocidade da luz, várias autoras portuguesas, de diferentes gerações e até estilos literários, unem-se no seu amor pela escrita, e algumas já começaram a alcançar o merecido reconhecimento nesta área. Aliás, o catálogo do Penguin Random House Grupo Editorial teve, em 2022 e 2023, 55% dos títulos editados assinados por mulheres, o que só mostra o quanto o feminino cresceu neste mundo e, mais especificamente, em Portugal.

Assim, neste Dia Mundial do Livro, a MAGG reuniu vários livros de autoras portuguesas que prometem ser uma mais valia em qualquer estante. Desde "Ingenuidade, Inocência e Ignorância", de Raquel Lima, que ganhou a terceira edição do Poetry Slam Portugal em 2011, até "O Sono Delas", uma antologia de contos inspirados em casos clínicos reais de Filipa Fonseca Silva, Iris Bravo, Maria Isaac, Helena Magalhães e Susana Amaro Velho, passando ainda por nomes já consagrados, como Maria Teresa Horta ou Dulce Maria Cardoso, espreite as sugestões.

Descubra os livros.