Pode gastar o dinheiro que quiser em produtos de cosmética (mesmo naqueles que tenham uma etiqueta com um nome luxuoso), que nenhum irá funcionar na sua plenitude se não for rigoroso com aquele que deve ser o primeiro passo de qualquer rotina de beleza: a limpeza do rosto.

Devendo ser efetuada de manhã e à noite, é a forma mais fácil e eficaz de eliminar as impurezas como a poluição, o suor e as células mortas que formam uma superfície na pele do nosso rosto – e até os restos de maquilhagem, se for daquelas pessoas que não saem de casa sem uns pinguinhos de base e corretor no rosto.

Maquilhadora dá dicas para conseguir em casa um "glam" como um profissional
Maquilhadora dá dicas para conseguir em casa um "glam" como um profissional
Ver artigo

Aliás, se realmente for um aficionado da maquilhagem, há um passo adicional que não deve mesmo descurar, antes de aplicar um gel, mousse ou espuma de limpeza: o uso de desmaquilhantes, como bifásicos, óleos ou águas micelares (não, as toalhitas não são para aqui chamadas). Desta forma, conseguirá remover o excesso e, depois, com os restantes produtos é que conseguirá garantir que a sua pele fica limpa em profundidade.

Não tem tempo ou paciência para este processo? Temos uma dica de ouro: experimente fazer a limpeza no duche, uma vez que o seu rosto já estará molhado e poderá retirar todos os vestígios com o chuveiro. E se não sabe que produtos utilizar, espreite as fotogalerias, onde lhe deixamos sugestões de desmaquilhantes, bem como produtos de limpeza que vão deixar-lhe a pele num brinco em menos de nada.

Veja os desmaquilhantes.

Veja os produtos de limpeza.