É uma rotina alimentar que tem dado que falar e muito que investigar. E é precisamente nesta última área — a investigação — que acabam de surgir mais desenvolvimentos sobre os benefícios desta prática.

Falamos do jejum intermitente. Sabe extamente o que é? Esta é a primeira questão a esclarecer, até porque são muitas as pessoas que o fazem sem saber. Isto porque falamos aqui de períodos passados sem comer, seja por hábito de saltar o pequeno-almoço ou o jantar ou também pelo facto de ser uma prática que tem origem na religião — referindo-se aos períodos de privação de comida que acontecem na quaresma católica ou no ramadão para os muçulmanos.

Sabia que há uma dieta baseada na Bíblia?
Sabia que há uma dieta baseada na Bíblia?
Ver artigo

No fundo, podemos definir o jejum intermitente como uma forma de alimentação que se baseia na alternância de períodos de jejum e outros em que é permitida a ingestão de alimentos. Quanto ao tempo de privação, não há uma regra — mas geralmente vai até às 16 horas de jejum. O objetivo? Eliminar as toxinas do corpo.

Mas parece que há mais uma nova vantagem descoberta, e publicada na revista cientifica "New England Journal of Medicine" esta quinta-feira, 26 de dezembro.

Mark Mattson, professor de neurociência da Universidade Johns Hopkins que estuda esta prática há vários anos, revela no seu último estudo que comer durante seis horas e fazer jejum durante 18 horas pode resultar numa alteração metabólica, fazendo o corpo usar energia da cetona [substância química produzida pelo corpo na ausência de insulina] em vez da glicose.

Em que é que isto é benéfico? "Maior resistência ao stress, maior longevidade e menor incidência de doenças, como cancro e obesidade".

Isto significa que o jejum intermitente pode levar a um aumento da esperança média de vida e a uma melhoria da saúde das células. Estas conclusões foram baseadas nos estudos em laboratório, mas há evidências reais apontadas por Mattson.

De acordo com o site "The Cut", o autor do estudo refere que os habitantes de Okinawa, uma ilha japonesa, praticam o jejum intermitente e que isso pode estar relacionado com o facto de terem a maior expectativa de vida do mundo.

Contudo, esta dieta está ainda pouco sustentada cientificamente e apesar de o autor do recente estudo mostrar os seus benefícios, não deixa de reconhecer que há outro lado não tão agradável no jejum: "Quase de certeza deixa as pessoas com fome, irritadas e com menor capacidade para se concentrarem", reconhece Mattson no estudo.

Apesar de explicar que estes sintomas passam entre duas semanas a um mês depois de iniciar o jejum intermitente, é preciso colocar na balança se a longevidade de vida comprovada no último estudo de Mattson, também permite ter qualidade de vida.