Com que frequência devemos lavar as calças de ganga?

O CEO da Levi's diz não lavar as suas calças há dez anos para manter o material intacto. Será que isto é boa ideia?

As calças devem ser lavadas do avesso e não deve utilizar a máquina de secar

Há cinco anos, a internet rebentou quando, num evento, o CEO da Levi’s admitiu que não lavava as suas calças de ganga preferidas há dez anos. Parecendo que não, havia um propósito: Chip Bergh não punha as calças na máquina de lavar com medo que ela estragasse a ganga.

Numa entrevista recente à CNN, o CEO da Levi’s voltou a reafirmar o que já tinha dito – as suas calças Levis do modelo 501 ainda não tinham visto uma máquina de lavar: “As pessoas que gostam e apreciam a ganga sabem que nunca se deve por as calças numa máquina de lavar”.

Não deve haver muita gente com um conhecimento tão grande sobre calças de ganga como o próprio CEO da Levi’s. Mas, afinal, é mesmo necessário passar tanto tempo sem levar as calças?

A resposta é não. Um representante da Levi’s ouvido pelo jornal “Independent” explica que é aconselhável lavar as calças de ganga todos os meses para as limpar e evitar cheiros desagradáveis. O que não é recomendado é que as lave todas as semanas, até porque a mesma fonte adianta que as calças jeans ficam com um aspeto melhor se não foram lavadas frequentemente.

Segundo o jornal “The Sun”, deve apenas pôr para lavar as suas calças de ganga quando estas começarem a cheirar mal e não depois de meia dúzia de usos.

Claro que se apanhar uma nódoa que seja de difícil remoção, aconselha-se a que ponha as calças na máquina – afinal, não é bonito andar com uma pinga de molho de tomate nas suas preciosas calças de ganga. Mas esta situação deve ser exceção e não a regra.

Na hora da lavagem também existem regras

As calças devem ser lavadas ao contrário e juntamente com as roupas mais escuras. Deve ser usado um detergente macio e nunca lixívia.

Para secar basta manter as calças do avesso e deixar secar ao ar. A máquina de secar não é uma opção, primeiro porque o tecido pode ficar danificado, segundo porque poupa água, tempo e energia.

Entre lavagens, e caso não se justifique mandá-las para a máquina de lavar, as calças devem ser limpas com um pano húmido. Um pouco de lama, ou sujidade superficial resolvem-se desta maneira e não precisa de gastar eletricidade e água, com a vantagem de poupar também o próprio material.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]