De certeza que já se questionou relativamente à frequência com que deve trocar a roupa que usa todos os dias, como as meias, as t-shirts ou as calças de ganga. Claro que depende de pessoa para pessoa, tendo em conta se sua muito ou não, se está em contacto direto com a pele, e depende também das peças de roupa em si, como o material.

Enquanto algumas peças como as meias ou as t-shirts devem ser trocadas diariamente, há outras que pode usar várias vezes até pôr para lavar, como as calças de ganga ou os sutiãs. Estas informações são bastante importantes para que não desenvolva problemas de pele como acne, comichão ou vermelhidão, devido a fungos e bactérias que podem crescer nas peças de roupa caso não sejam trocadas com a frequência necessária.

Meias

Deve mudar de meias diariamente para evitar alguns problemas provenientes de quem usa sapatos fechados. Contudo, em alguns casos, deve trocar mais do que uma vez por dia, caso os seus pés transpirem mais do que o normal. Essa troca deve ser feita quando sentir que as suas meias ficaram húmidas, revela a “GQ”.

Sutiãs

Os sutiãs não precisam de ser trocados com tanta frequência como as meias e as cuecas e, por isso, não precisa de os lavar após cada utilização. Pode reutilizá-los até três a quatro vezes, segundo a loja Brightly. “Se usar um sutiã muitas vezes sem o lavar, começam a crescer microorganismos, fungos e bactérias.

Isto pode causar uma infeção ou erupção cutânea, que pode levar a que a pele fique vermelha e com comichão. O sutiã também pode começar a ficar oleoso e causar acne debaixo do peito”, disse Annie Gonzalez, dermatologista certificada pela Riverchase Dermatology em Miami. Após cada utilização deve arejar o sutiã, revela a empresa “Strazzera”. Contudo, isto não se aplica aos sutiãs de desporto, devendo lavá-lo após cada utilização.

Calças de ganga

Quanto às calças de ganga, a resposta pode ser mais polémica, porque muitas pessoas querem manter a qualidade do tecido da peça, que normalmente é mais rígido e duradouro.

As calças de ganga devem ir para lavar quando começam a cheirar mal e não após meia dúzia de utilizações. Contudo, se se sujar e a nódoa for de difícil remoção, deve lavar a peça na máquina, escreve o “The Sun”. Se as calças de ganga não estiverem transpiradas, sujas ou manchadas, não têm de ser lavadas frequentemente.

“Se alguém me dissesse que estava a usar as suas calças de ganga durante meses a fio e que não as lavava e não tinha tido quaisquer problemas com a pele ou problemas de odor, não veria qualquer problema nisso”, afirmou Jeremy Fenton, diretor clínico do Schweiger Dermatology Group em Nova Iorque e assistente de dermatologia no Hospital Mount Sinai.

Saias, calças de tecido e calções

As saias, calças de tecido e os calções devem ser lavados com mais frequência do que as calças de ganga ou saias e calções de ganga. Estas peças devem ser trocadas após cerca de três utilizações, revela a empresa “Strazzera”.

Pijama

Se tomar banho antes de ir dormir, usar roupa interior e não transpirar muito enquanto está com o pijama vestido, pode usá-lo durante uma semana sem o lavar. Se não for o caso, deve trocar de pijama após cada utilização, revela a CNN Portugal.

Casacos

Como os casacos não estão em contacto direto com a pele, não precisam de ser lavados mais do que uma vez por mês. Contudo, se utilizar o mesmo casaco todos os dias, “provavelmente será melhor lavá-lo a cada duas semanas”, disse Rossi, dermatologista assistente no Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova Iorque e membro da Academia Americana de Dermatologia.

T-shirts e tops

As t-shirts e os tops devem ser postos para lavar após cada utilização, segundo o Cleaning Institute. Com o suor, a sujidade e as células mortas da pele, como estas peças estão em contacto direto com a mesma, devem ser lavadas frequentemente para garantir que estão limpas.