Já começamos a ver os primeiros morangos a invadirem os supermercados. Como é que um fruto tão pequenino pode ter tanto poder? Não sabemos, mas agradecemos as quatro calorias por unidade, o sabor, a cor e a riqueza em tantos micronutrientes, fundamentais para o bom funcionamento e proteção do organismo. Este fruto vermelho é baixo em calorias, “rico em água, vitamina C, potássio e fibra alimentar”, indica a nutricionista Lillian Barros, que fala com a MAGG sobre as principais vantagens deste fruto — e que ainda deixa cinco receitas para usá-los de forma diferente e saudável.

Uma das maiores concentrações nutricionais dos morangos é em antioxidantes, compostos fundamentais para “combater os radicais livres”, moléculas que contribuem para um envelhecimento celular precoce e para a degradação do organismo. “Devido à sua capacidade de defesa contra o stresse oxidativo e inflamações no cérebro, o morango pode ajudar a prevenir a perda de memória e doenças como o Alzheimer”, indica a especialista, autora do blogue “Santa Melancia“. Ao ajudarem a combater a inflamação do organismo, são capazes de atenuar sintomas “relacionados com cansaço, maus estar e estados inflamatórios.”

O potássio e o magnésio também não ficam de fora do fruto, o que quer dizer que ele contribui para “um melhor controle da pressão arterial”, indica a especialista. As vitaminas, fitoquímicos e fibra (importante para a sensação de saciedade), também fazem parte da composição nutricional dos morangos, o que, entre outras vantagens, “contribui para a redução do mau colesterol.”

O facto de ter fibra e muita água torna-os ainda uma “ajuda para combater a prisão de ventre”. A saúde também fica a ganhar, porque há muita vitamina C.

Agora que já percebeu que os morangos são tudo de bom — mas, atenção, é preciso lavá-los muito bem, porque já foram indicados como uma fruta com muitos pesticidas — saiba como utilizá-los na sua cozinha. Lillian Barros deixa cinco sugestões.

Os morangos são a fruta com mais pesticidas (e a seguir vêm os espinafres)

Mousse de morango

Ingredientes:
Polpa de 2 abacates
10 morangos grandes picados
1 colher de sopa de xarope de agave

Modo de preparação:
Bater todos os ingredientes com a varinha mágica, até que fique uma mistura uniforme. Colocar em copos e levar ao frigorífico por pelo menos 1 hora. Servir com frutas vermelhas ou lascas de coco fresco.

Geleia de morango

Ingredientes:
300g de morangos
9 colheres de sobremesa de açúcar de coco
3 colheres de sopa de semente de chia
1 colher de sopa de sumo de lima

Modo de preparação:
Lave e pique os morangos em cubos pequenos. Misture o sumo de lima, o açúcar de coco e a chia. Deixe a mistura descansar durante cerca de 20 minutos. Numa panela, acrescente a mistura e leve ao lume baixo. Mexa até que ganhe consistência de geleia. Deixe esfriar e reserve no frasco com tampa no frigorífico.

Bolo de morango

Ingredientes:
1 chávena de farelo de aveia
1 ovo
1/2 chávena de leite magro ou bebida vegetal de aveia
2 colheres de sopa de óleo de coco
4 colheres de sopa de açúcar de coco
1/2 colher de sopa de fermento
1 chávena de morangos picados

Modo de preparação:
Misturar todos os ingredientes, exceto os morangos picados, até ficar uma mistura homogénea.
Acrescentar a mistura preparada numa forma de silicone ou numa forma untada com azeite ou óleo de coco e colocar os morangos picados por cima. Levar ao forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos.

Lillian Barros. “Estamos em 2019 e continuam a dar Cerelac ao lanche nas creches”

Sorvete de morango

Ingredientes:
1 banana grande congelada
1 chávena de morangos congelados
2 colheres de sopa de iogurte natural
Adoçar com Stevia ou xarope de agave a gosto

Modo de preparação:
Cortar a banana e os morangos e colocar no liquidificador, junto com o restante dos ingredientes. Bater até que obter um creme. Colocar num recipiente e levar ao congelador por uma hora.

Cheesecake de morango

Ingredientes:
1 chávena de flocos de aveia
1 colher de sobremesa de óleo de coco
1 colher de sopa de mel
¾ chávena de amêndoas com pele
500g de queijo quark
Gelatina de morango sem açúcar
500ml de água
300g de morango
1 colher de sobremesa de sumo de 1 lima

Modo de preparação:
Aqueça ligeiramente o mel e o óleo de coco no micro-ondas, apenas para os tornar mais líquidos. Envolva com os flocos de aveia e leve ao forno, pré-aquecido a 160-180 ºC, num tabuleiro, durante aproximadamente 15 a 20 minutos (deve ficar estaladiça). Reserve e deixe arrefecer por completo. Depois de fria, triture (por exemplo numa “1,2,3”). Triturar também a amêndoa de modo a que comece a ficar em papa (quando os óleos começam a “sair”). Envolva bem com a granola triturada e coloque no fundo da forma, já forrada, calcando bem. Prepare a gelatina apenas com 500ml de água, deixe arrefecer um pouco e adicione o queijo, envolvendo bem com uma vara de arames. Verta o preparado anterior para a forma, leve ao frio, ao fim de duas horas já estará bem firme. Prepare entretanto, a cobertura. Leve a lume baixo os morangos, lavados, sem pé e cortados em pedaços pequenos, adicione o sumo de lima e deixe cozinhar cerca de 30 minutos, ou até que quase toda a água evapore. Depois deixe arrefecer. Verta este preparado sobre o semifrio, com cuidado. Rode a forma de modo a cobrir todos os lados, leve novamente ao frio por 1 hora e estará pronto.