Youtuber finge ser um influenciador rico e os seguidores acreditam

Bryon Denton decidiu ver se as marcas de luxo realmente dão gostos e ficou surpreendido com a facilidade com que enganou os seguidores.

Aparentava usar roupas de marca, mas era tudo Photoshop

Num mundo em que as redes sociais dominam as nossas vidas, somos capazes de descobrir e saber quase tudo sobre a vida de um desconhecido. Muitas vezes, as vidas de quem seguimos parecem ser bem mais interessantes do que as nossas, mas pode não ser bem assim. O youtuber Bryon Denton fingiu ser um influenciador rico por uma semana, na sua conta de Instagram, e ficou chocado com o resultado — os seguidores acreditaram facilmente no seu esquema.

Segundo avança o “LadBible“, no início deste ano, o londrino, que dirige o canal Tbhbyron, passou uma semana a publicar fotografias nas redes sociais onde fingia ser rico. Uma das fotografias mais populares mostrava Bryon a relaxar num jato particular que, em apenas sete segundos, alcançou mil gostos.

Noutras fotografias, o adolescente aparentava usar roupas de marca como Balenciaga e Off-White, mas na verdade eram apenas camisolas simples em que usou o Photoshop para pôr os logótipos das marcas de luxo.

Num vídeo publicado na sua conta de YouTube, Bryon falou sobre a experiência e como enganou toda a gente. Usou aplicações como FaceTune, PicsArt, bem como o famoso editor de fotografia Adobe Photoshop Lightroom, para adicionar retoques sofisticados.

A ideia do jovem de 19 anos era tentar comparar se usar peças de design realmente encoraja as pessoas a pôr like em publicações. “Se virmos uma fotografia que publiquei no dia 1 de dezembro, a utilizar uma roupa básica, mas gira, acabou por ter 2.234 gostos, 44 comentários e 113 visitas ao meu perfil”.

O cenário mudou quando tudo parecia mais “fancy”. Como diz Bryon, “comparando uma fotografia minha a usar roupa normal, com os gostos que tenho nas fotografias que tirei, consegui 12 mil gostos, mais de 10 mil pessoas a clicar no botão, só porque estou bem vestido”.

Embora a maioria das pessoas saiba o quão instável e superficial o mundo das redes sociais pode ser, às vezes pode ser muito fácil cair numa armadilha.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]