Já são poucos os que resistem a uma companhia de quatro patas. Segundo um estudo da GFK em 2015, mais de metade das casas em Portugal têm pelo menos um animal de companhia.

Para além de contribuírem para o bem estar físico e psicológico do dono, são vistos como um membro indispensável da família. A saúde e a alimentação são duas preocupações comuns à maioria dos donos— e quem tem cães sabe o quanto estes gostam de comer tudo o que lhes aparece à frente.

Quando estamos a comer uma refeição à mesa ou um "snack" na sala, é difícil resistir à chantagem psicológica do nosso companheiro canino, que olha para nós com o ar mais infeliz do mundo. Mas o que é ou não saudável para o cão?

A verdade é que há vários alimentos, que nós humanos comemos, que podem ser dados aos nossos cães. A MAGG falou com a médica veterinária Catarina Luz, fundadora da Dogs' Wish — uma pet shop que também prepara comida segundo o conceito barf (dieta natural) para animais de estimação — que nos recomendou, de acordo com a sua experiência profissional, os alimentos que podemos oferecer aos cães e os que não são aconselháveis. No entanto, é importante reforçar que "não devemos dar do nosso prato. A nossa comida está temperada com sal e outros condimentos que não são saudáveis para os cães", revela Catarina. "Podemos sim cozinhar para eles com indicação e ajuda veterinária."

Alimentos que os cães podem comer

Alimentos que os cães não podem comer