Muita gente decide fazer uma viagem no final do ano, seja para passar o Natal fora, para regressar a casa ou para se despedir à grande de 2023 (e receber 2024 de uma forma pomposa). Mas há um erro comum, que milhares de pessoas tendem a cometer nesta altura.

Os aeroportos são, por norma, caóticos. Seja por atrasos, por enganos ou por perdas. Além de perder o voo, um dos clássicos é também perder a bagagem. E este conselho tem que ver com isso mesmo. Um especialista de viagens, Phil Dengler, tem apenas uma regra.

Viajar para a terra do Pai Natal a custo zero? Saiba como ganhar uma viagem para 2 pessoas para a Lapónia
Viajar para a terra do Pai Natal a custo zero? Saiba como ganhar uma viagem para 2 pessoas para a Lapónia
Ver artigo

Especialmente se vai viajar na época festiva de 2023, não despache a sua bagagem para o porão. No fundo, não deixe de a ter consigo a todo o momento. "As filas para recolher a bagagem vão estar muito demoradas", avisa, citado pelo site "Thrillist".

"Além disso, as companhias aéreas perderam muitas malas nesta altura do ano passado", argumenta, ainda. Pode parecer uma dica simples e talvez até intuitiva, mas já se imaginou sob o stress de ficar sem os seus pertences, logo agora? E as prendas? E a roupa?

Claro que há mais medidas que pode adotar, como evitar fazer escalas e optar por pagar extra para levar a mala consigo. Se conseguir tratar de tudo online, melhor, para evitar os congestionamentos ou deixar tudo para a última (e arriscar-se a sair prejudicado).