"Frasier". Se o nome não lhe diz nada, é provável que tenha menos de 30 anos ou então tenha crescido sem televisão. A série, estreada na NBC em 1993 e que contou com 11 temporadas, vai regressar. Kelsey Grammer, que deu vida ao pedante psiquiatra Frasier Crane, é o principal impulsionador da nova temporada da sitcom, que nasceu como spin off de "Cheers - Aquele Bar".

Do drama à comédia, 10 séries da Amazon que o vão deixar colado ao sofá
Do drama à comédia, 10 séries da Amazon que o vão deixar colado ao sofá
Ver artigo

De acordo com o site Deadline, Kelsey Grammer não será o único ator do elenco original a regressar. David Hyde Pierce, que interpretava o neurótico Niles, irmão de Frasier, também está em conversações para integrar a 12.ª temporada da série. O elenco central da sitcom era ainda composto por Peri Gilpin (Roz Doyle, a produtora do programa de rádio de Frasier), Jane Leeves (Daphne Moon, a cuidadora de Martin) e ainda John Mahoney, falecido em 2017 e que deu vida ao patriarca da família, Martin Crane. Sem esquecer, claro, o Jack Russell terrier Eddie.

O anúncio desta nova temporada de "Frasier" aconteceu durante o lançamento da nova plataforma de streaming Paramount + (uma iniciativa conjunta CBS e Viacom). "'Frasier' é uma das mais aclamadas comédias da história da televisão e define na perfeição narrativa de excelência", disse David Stapf, presidente da CBS Studios. "Há muito tempo que os fãs da série pediam o seu regresso e esse desejo foi agora concretizado", acrescentou ainda o responsável. As gravações da nova temporada da série só deverão arrancar em 2022.

Em Portugal, "Frasier" foi emitida pela TVI e pela SIC Mulher.

O recorde de Frasier e aquela música do genérico

Frasier Crane é a personagem de ficção mais longeva da história da televisão, tendo passado por três séries diferentes. O psiquiatra surge pela primeira vez na terceira temporada de "Cheers" (que também vai fazer parte do catálogo da Paramount +, bem como todas as 11 temporadas de "Frasier"), em 1984.

Em 1992, faz uma participação especial na série "Wings" e, em 1993, a personagem ganha o seu próprio spin off, que dura até 2004, totalizando 20 anos no pequeno ecrã. O papel valeu a Kelsey Grammer quatro Globos de Ouro e dois Emmys. A série ganhou ainda cinco Emmys na categoria Melhor Comédia.

Os fãs da série e os telespectadores de melhor memória recordarão certamente o genérico minimalista, com toques de jazz e uma letra aparentemente absurda, que fala sobre salada misturada ("tossed salad") e ovos mexidos ("scrambled eggs").

A música, escrita e interpretada pelo próprio Kelsey Grammer, surgiu de uma premissa simples: não ter qualquer referências a psiquiatria nem a rádio mas, ainda assim, aludir ao tema. E foi assim que Grammer, com a ajuda de Darryl Phinnessee, chegaram a "Tossed Salad e Scrambled Eggs" que, nas palavras do ator, são duas coisas que estão "misturadas e confusas", como as pessoas que ligam para o programa de rádio do psiquiatra Frasier Crane em busca de conselhos.