Marque o dia 2 de outubro na agenda porque é a data de estreia da série de mistério e aventura mais aguardada do ano. Baseada no sucesso de vendas do jornalista José Rodrigues dos Santos, “Codex 632” é uma série televisiva que se centra numa mensagem enigmática encontrada entre os papéis de um velho historiador no Rio de Janeiro.

Tomás de Noronha, interpretado por Paulo Pires, é a personagem principal, um professor de História especializado em criptologia, que irá enfrentar vários enigmas e mitos ao longo de uma investigação que pode mudar a História.

A descoberta da verdadeira identidade de Cristóvão Colombo e as questões sobre a época dos Descobrimentos são dois grandes ganchos nesta narrativa. Tomás de Noronha é convidado a continuar o trabalho do historiador que acabou por morrer no Rio de Janeiro, e a história começa por se desenrolar a partir daí. Filmada entre Portugal e Brasil, “Codex 632” será dividido em seis episódios com estreia no dia 2 de outubro às 21 hora na RTP e no dia 19 na Globoplay.

"Taskmaster", "5 Para a Meia Noite" e Herman José. Conheça todas as novidades da RTP
"Taskmaster", "5 Para a Meia Noite" e Herman José. Conheça todas as novidades da RTP
Ver artigo

José Rodrigues dos Santos, o autor do livro, confessou na quarta-feira, 20 de setembro, na antestreia do primeiro episódio da série televisiva, que sempre que lhe perguntavam quem é que deveria interpretar Tomás de Noronha, o jornalista respondia o ator Paulo Pires. “A coisa engraçada é que quando me perguntavam quem é que eu achava que devia ser o Tomás de Noronha eu sempre respondi, mas já há muitos anos, que se fosse uma produção internacional seria o Tom Hanks. Se fosse uma produção portuguesa, seria o Paulo Pires. Portanto, por acaso, o destino fez bem o seu caminho”.

Com realização de Sérgio Graciano e guião de Pedro Lopes, “Codex 632” teve de ser adaptada para o audiovisual. José Rodrigues dos Santos deu ajuda no guião, mas não acompanhou rigorosamente as filmagens. “Os romances têm uma linguagem muito própria, entramos na cabeça das pessoas, em televisão ou no cinema não é assim, vive da ação, do exterior. O tipo de história tem de ser diferente e teve de se alterar muito, e nesse sentido o trabalho do guionista foi justamente usar como ponto de partida a minha história, mas criar uma outra história que fosse mais adequada para televisão”, revela o jornalista.

A coprodução RTP e Globo, produzida também pela SPI, foi a primeira desde que apareceu a estação televisiva SIC, pois a empresa brasileira é acionista do grupo Impresa. “Isto só foi possível porque a TV Globo se interessou mesmo muito, já me conhecia como autor, e isso naturalmente teve um peso muito grande”, explica.

O romance tem como epicentro a verdadeira identidade de Cristóvão Colombo, e será através de enigmas e pistas que serão encontradas ao longo da narrativa. Paulo Pires será Tomás de Noronha, um professor de História na Universidade Nova de Lisboa com um casamento pendurado por um fio e uma amante que é também sua aluna, interpretada por Bia Wong.

“A personagem quando sai do papel e começa a ser trabalhada por atores há uma outra leitura e ganha vida. Espero que ele goste (…). Espero estar à altura das expectativas dele e dos que já leram o livro”, comentou Paulo Pires, também presente na antestreia, sobre a reação de José Rodrigues dos Santos à adaptação do livro.

Paulo Pires também confirmou que gostava de ver Tomás de Noronha mais vezes na televisão. “É uma personagem que me deu imenso prazer, adorei trabalhar com esta equipa, fomos muito felizes a fazer este projeto”. O ator português contracenou várias vezes com os atores brasileiros Betty Faria, Deborah Secco, a sua mulher na série, e Alexandre Borges, diretor executivo da fundação que procurará Tomás, os últimos dois sem conseguir estar presentes na antestreia.

Novas novelas, mais comédia e "Sai de Baixo". Espreite as novidades da Globo para os próximos meses
Novas novelas, mais comédia e "Sai de Baixo". Espreite as novidades da Globo para os próximos meses
Ver artigo

Betty Faria, que viajou para Portugal de propósito para estar no evento, falou sobre os detalhes da sua personagem. “Não conhecia a história do livro e adorei. Adorei o convite e gostei muito da personagem, achei muito interessante. No meio da confusão toda, ela começa a ter indícios de Alzheimer. É muito doloroso”, comentou a atriz brasileira. A eterna Tieta fará de viúva do historiador que morre no Rio de Janeiro logo no início da história, e terá um papel bastante importante na série.

No evento também estiveram presentes Ana Sofia Martins, que fará de Victoria, uma colega professora de Tomás de Noronha, Leonor Belo, a filha de Tomás e Constança, mulher do protagonista, interpretada por Deborah Secco. Também fazem parte do elenco José Mata, Miguel Nunes, Matamba Joaquim, Marcello Urgeghe e João Bettencourt.

Veja as fotos da antestreia