É daquelas pessoas que está sempre a mandar printscreen de conversas de WhatsApp ao melhor amigo? Então, temos más notícias: a menos que não se importe com que o utilizador tenha conhecimento, vai chegar uma nova funcionalidade à aplicação que informa a pessoa do outro lado da tela de que foi feita uma captura de ecrã.

A Meta, empresa dona da aplicação, está a trabalhar numa atualização que passa pelo envio de um aviso sobre se alguém fez captura de ecrã de alguma das mensagens enviadas. Como é que o utilizador será notificado em relação a isto? Bem, através de um terceiro visto azul.

Ou seja, atualmente existem apenas dois vistos deste género. O primeiro indica a entrega da mensagem enviada e o segundo dá conta de que a mesma foi lida. Por isso, o este terceiro visto azul servirá como alerta da captura de ecrã da conversa, segundo o blogue oficial da aplicação.

Adeus, telemóvel profissional. WhatsApp vai permitir ter duas contas diferentes no mesmo dispositivo
Adeus, telemóvel profissional. WhatsApp vai permitir ter duas contas diferentes no mesmo dispositivo
Ver artigo

Quando é que esta atualização será implementada? Ainda não se sabe, sendo que a Meta não forneceu uma data para a sua implementação. No entanto, a empresa está focada noutras atualizações que visam a segurança das conversas, tendo lançado a funcionalidade de mensagens de voz instantâneas.

Este género de mensagens, que já estão disponíveis, são claramente identificadas e só poderão ser reproduzidas uma vez, à semelhança do que já acontecia com vídeos e fotografias. A empresa afirma que este recurso pretende oferecer maior segurança aos utilizadores, sendo protegido por encriptação ponto a ponto para conseguir garanti-lo.

Esta não foi a única inovação do WhatsApp em 2023, já que a aplicação também começou a disponibilizar, de forma gradual, a nova funcionalidade de poder usar duas contas no mesmo telemóvel, viabilizando a coexistência das contas pessoal e profissional num dispositivo só. Até agora, quem tivesse uma conta pessoal e gerisse uma profissional tinha de usar dois smartphones diferentes.