O último ano tem sido um turbilhão de emoções para Shakira e vai culminar, a 7 de maio, com uma homenagem inédita. Depois da polémica separação de Gerard Piqué e de ter batido vários recordes com a música “Shakira: BZRP Music Sessions #53”, a cantora colombiana prepara-se para mais um feito inédito. Vai ser a primeira artista feminina a ser distinguida com o prémio Mulher Latina do Ano.

"Trocaste um Ferrari por um Twingo". Shakira lança nova música cheia de 'bocas' para o Piqué e nova namorada
"Trocaste um Ferrari por um Twingo". Shakira lança nova música cheia de 'bocas' para o Piqué e nova namorada
Ver artigo

A revista de música "Billboard" vai, pela primeira vez na sua história, fazer uma emissão especial dedicada às artistas femininas latinas. O programa "Mujeres Latinas en la Música" será emitido a 7 de maio no canal Telemundo e contará com homenagens a outras estrelas da música latina, como Ana Gabriel, Evaluna, Goyo e Thalia.

Em 2022, Shakira quebrou fronteiras para a música cantada em espanhol, primeiro com "Monotonía", um dueto com Ozuna que se tornou o single latino com mais sucesso nesse ano. Depois, já em janeiro de 2023, "Shakira: BZRP Music Sessions #53”, uma canção cheia de indiretas e comentários ao final da sua relação com Gerard Piqué (que terá sido motivada por uma alegada infidelidade), estreou-se no n.º9 do top da "Billboard", fazendo da colombiana a primeira mulher a chegar ao top 10 com uma canção em espanhol.

A música também conquistou outros feitos, como ter sido, no dia de estreia, a canção latina mais ouvida de sempre na plataforma Spotify, e a mais vista no Youtube num período de 24 horas, com mais de 63 milhões de visualizações. Além de todas estas conquistas, "Shakira: BZRP Music Sessions #53” quebrou 14 recordes do livro do Guinness.

"Graças a Shakira, as mulher latinas, um pouco por todo o Mundo, sentiram-se empoderadas a escrever e a executar música muito pessoal. Ela criou o seu próprio movimento e é mais relevante do que nunca", disse Leila Cobo, diretora de conteúdos latinos/espanhóis da "Billboard".

Aos 46 anos, Shakira começou uma nova vida nos Estados Unidos, juntamente com os dois filhos, Sasha, de 8 anos e Milan, de 10. A cantora mudou-se para Espanha em 2011 para viver com Gerard Piqué, na altura jogador do FC Barcelona. O agora ex-casal viveu durante mais de uma década na capital da Catalunha. Nunca casou, mas teve dois filhos. Em junho de 2022, foi noticiado que o ex-futebolista tinha traído a companheira com uma jovem, que se veio depois a descobrir ser a sua atual namorada, Clara Chía. Dias depois, Shakira anunciava o final do relacionamento e, no início de abril, mudava-se para Miami, Flórida.