Tem até 11 de junho para visitar a Feira do Livro em Lisboa e usufruir da oferta literária desta edição, que arranca já na quinta-feira, 25 de maio. Embora traga novidades, o evento, que já tinha sofrido alterações devido à Jornada Mundial da Juventude, adapta agora o seu horário para os eventuais festejos de futebol.

Feira do Livro de Lisboa regressa já em maio. Há mudanças no horário e limitações devido à JMJ
Feira do Livro de Lisboa regressa já em maio. Há mudanças no horário e limitações devido à JMJ
Ver artigo

No sábado, dia 27, o encerramento passa para as 17 horas, por questões de segurança relacionadas com "eventuais comemorações" associadas à Liga Portugal de futebol, informou a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, citada pela CNN.

Fora as alterações, o Parque Eduardo VII acolhe mais um ano de muitas atividades e vendas em promoção ao ar livre. Ricardo Araújo Pereira, Evanna Lynch (Luna Lovegood da saga cinematográfica Harry Potter) e Maidy Lacerda são algumas das figuras públicas já confirmadas para as sessões de autógrafos. O evento promete ainda novas instalações e ofertas nas áreas de restauração e lazer.

Conheça os autores que dão vida às obras

No dia 25 de maio, há sessão de autógrafos com James Mcsill, autor dos livros "5 Lições de Storytelling - Factos, Ficção e Fantasia" e "5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas", às 17 horas. Ao mesmo tempo, Catarina Maia, criadora da página de Instagram “O meu útero”, vai estar a assinar o seu livro “Dores Menstruais Não São Normais", no pavilhão da Editorial Presença.

Evanna Lynch, que interpretou Luna Lovegood na saga Harry Potter, vem a Portugal para apresentar o seu novo livro de memórias, “O Oposto da Caça às Borboletas”, já disponível para pré-venda. A atriz vai estar na Praça Leya da Feira do Livro de Lisboa no dia 27 de maio, sábado, às 15 horas.

Também a editora Planeta traz algumas caras conhecidas ao evento. No dia 27 de maio, às 16 horas, a empreendedora Bárbara Barroso assina a sua obra de literacia financeira “Ponha o seu dinheiro a trabalhar para si”. Já a 28 de maio, domingo, às 15 horas, Fátima Lopes vai estar a assinar o seu romance publicado em abril de 2022, “Faz o que o Teu Coração Pede”.

No mesmo dia, pelas 18 horas, Isabel Stilwell recebe os visitantes para autografar o seu livro “Filipe I de Portugal”. A escritora e jornalista regressa no dia 8 de junho à mesma hora.

“O Diário de Uma Princesa Desastrada” rendeu duas sessões de autógrafos a Maidy Lacerda, nos dias 1 e 3 de junho, às 14 horas e às 16 horas, respetivamente. A criadora de conteúdos vai lançar a segunda parte da obra ainda em julho de 2023. Ricardo Araújo Pereira é um dos nomes confirmados pela Tinta-da-China, sendo que vai estar na Feira do Livro nos dias 3 e 11 de junho, ambos às 16 horas.

Ricardo Araújo Pereira. "As pessoas dizem 'o pior é a morte'. Não. O pior é a morte de um filho"
Ricardo Araújo Pereira. "As pessoas dizem 'o pior é a morte'. Não. O pior é a morte de um filho"
Ver artigo

No dia 8 de junho, quinta-feira, o apresentador da RTP Hélder Reis expõe o seu romance “Sabíamos Tão Pouco sobre o Amor”, lançado em abril. Outro rosto já conhecido da RTP vai estar presente e disponível para autógrafos: José Rodrigues dos Santos apresenta a sua obra “A Mulher do Dragão Vermelho” no dia 10 de junho, sexta-feira, às 16 horas.

Com sessões para todas as idades, a Feira do Livro de Lisboa convida também Lah Fernandes, nome popular no TikTok, e o seu livro “Stora, o Meu Cão Comeu-me o TPC!” para marcar presença no domingo, dia 11 de junho, às 15 horas. No mesmo dia, às 17 horas, Alexandre Monteiro assina o seu livro “Torne-se um Decifrador de Pessoas”, lançado em junho de 2021.

Feira do Livro de Lisboa regressa já em maio. Há mudanças no horário e limitações devido à JMJ
Feira do Livro de Lisboa regressa já em maio. Há mudanças no horário e limitações devido à JMJ
Ver artigo

E a comida, onde está?

Pode ver no mapa os restaurantes presentes e espaços criados pelo evento. Desde Farturas À Ótário ou Gourmet a gelado do Ben & Jerry’s, passando pela cerveja da Sagresjaria, até às pizzas artesanais e às massas da Capricciosa, são várias as opções e novidades para sustentar um dia de passeio entre as bancas de livros.

Mapa da Feira do Livro de Lisboa 2023
Mapa da Feira do Livro de Lisboa 2023

Das atividades aos descontos na Hora H, saiba o que pode aproveitar

A feira promove mais um ano de promoções a partir dos 50% em títulos publicados fora das limitações da Lei do Preço Fixo do Livro. Pode consultar a lista de livros selecionados aqui. A iniciativa “Hora H” funciona de 29 de maio a 7 de junho, de segunda-feira a quinta-feira, na última hora da Feira em cada dia.

Para além dos 340 pavilhões, a Feira do Livro de Lisboa inclui atividades na agenda cultural, como sessões de autógrafos, concertos, sessões de cinema, workshops de culinária, apresentações de livros e atividades para as crianças. O espaço infantil conta com apresentações de livros para os mais novos, oficinas e mascotes para entretenimento.

Quando abre? E quando fecha?

De segunda-feira a quinta-feira, a feira funciona entre as 12h30 e as 22 horas. À sexta-feira e em vésperas de feriado, fecha um pouco mais tarde, ou seja, às 23 horas.

Ao sábado, a Feira do Livro aproveita para abrir mais cedo, às 11 horas, e mantém a hora de saída às 23 horas (exceto no dia 27 de maio, em que encerra às 17 horas). Já ao domingo e feriados, abre também às 11 horas, mas termina às 22 horas.