É verdade que durante a hora de almoço, para quem trabalha fora de casa, o tempo passa a correr. Há alturas em que uma salada do supermercado mais próximo satisfaz, mas há outras em que uma comidinha de conforto era o ideal para aguentar o resto do dia. Com este pensamento, A Padaria Portuguesa decidiu lançar novos menus de almoço (que sim, dão para pedir e levar para casa) para satisfazer as necessidades rápidas e gulosas dos seus clientes, e a MAGG, claro, decidiu ir experimentá-los.

Com lugar reservado na loja da Avenida da República, antigo laboratório da empresa que passou a ser loja há pouco mais de dois anos, fomos servidos por Paulo Cardoso e Priscila Valente, equipa que desenvolve os produtos da padaria e pastelaria, e Tomás Borges, que desenvolve os produtos da cozinha. Os três explicaram os cinco novos pratos do menu e o porquê de os terem desenvolvido, com a promessa de que vão fazer qualquer português querer experimentar, pelo menos, um deles. 

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“Escolhemos pratos mais tradicionais, pratos que façam sentido para nós e para a nossa gastronomia”, começou por dizer Tomás. “Escolhemos também pratos mais difíceis de arranjar, que não se encontram em todo o lado à mão de semear ou para levar para casa para almoçar”, acrescentou. E bem, a verdade é que conseguiram. Os pratos apresentados são os cinco novos pratos da semana, cada um deles feito para servir em cada dia, e vão desde o agradável arroz de pato às lulas recheadas servidas com puré de batata.

Com as típicas entradas a serem servidas, como o famoso pão padeira (1,80€) fatiado d'A Padaria Portuguesa à mistura, os novos pratos começaram a ser servidos — e, avisamos já, bem servidos. Todos eles chegaram à mesa para serem devorados, com a premissa de que iríamos sair de lá ainda a pensar em pelo menos um (o que realmente aconteceu), e começámos logo por aquele que considerámos o melhor: bacalhau com natas e grelos salteados.

Sabem aquele típico bacalhau com natas servido no Natal pelas avós às crianças que não comem o bacalhau com batata cozida? Ou aquele feito pela mãe ou pelo pai com tanto amor e carinho que ficamos ansiosos de chegar a casa para comer mais? Sim, é isso mesmo. O bacalhau com natas foi o melhor prato que provámos e que, assumidamente, convidamos a experimentar se algum dia quiser passar nas lojas A Padaria Portuguesa para almoçar às quintas-feiras, dia da semana em que é este o menu. A batata cozida envolvida no bacalhau vinha aos cubos, o que lhe dava mais textura e consistência, e foi uma agradável surpresa.

De seguida, experimentámos o chili com carne e arroz branco, o prato do dias às quartas-feiras. Confessamos que não foi o nosso preferido, mas, como diz o velho ditado, gostos não se discutem. No entanto, o arroz branco estava com bastante sabor, assim como o feijão, o que deu mais pontos ao prato. E não, não precisa de se preocupar porque o chilli não é picante, funcionando assim para todos os paladares.

O arroz de pato servido com salada foi a nossa medalha de prata. Assim como o bacalhau, é o típico prato tradicional português que lembra perfeitamente a nossa gastronomia, nunca faltando as rodelas de chouriço por cima, e é vendido à segunda-feira. A comida de conforto tornou-se algo típico n´A Padaria Portuguesa, que, para além dos famosos pequenos-almoços, decidiu apostar nesta variedade de almoços para continuar a satisfazer a necessidade da comida de conforto dos seus clientes.

Aliás, Carlos Pina, diretor de Qualidade e Inovação da marca, explica que estes dois pratos são mesmo os mais vendidos. “O pessoal no geral adora bacalhau e arroz de pato. Nós aqui sabemos que tendo receitas boas, obviamente consideradas por nós como boas, seria fácil de chegar aos clientes, porque são daqueles pratos de que toda a gente gosta”, comentou. 

E a verdade é que foram os nossos preferidos, seguidos das bochechas de porco com puré de batata e farofa. Tenrinhas tanto por dentro como por fora, a combinação da farofa, mais conhecida por ser servida com picanha, com a carne, foi algo que nos agradou bastante, e o tradicional puré de batata é algo que combina sempre muito bem com as bochechas.

Assim como o chilli, as lulas recheadas com puré de batata, servidas à terça-feira, ficaram no final da tabela. Apesar de terem um molho até bastante delicioso a combinar com o puré, não achámos que as lulas estavam tenrinhas o suficiente. O puré, que já tínhamos experimentado com as bochechas, foi a estrela do prato.

No final, se tivéssemos de classificar os novos pratos do dia d´A Padaria Portuguesa começávamos, sem dúvidas, por colocar o bacalhau com natas e grelos salteados e o arroz de pato servido com salada no topo da tabela, seguido das bochechas, do chili e, por fim, das lulas. Os primeiros dois pratos, servidos à segunda-feira e à quinta-feira, respetivamente, são pratos que com toda a certeza nos vão fazer voltar aos espaços para provar de novo. 

E se ficou com água na boca só de ter lido a nossa crítica, espere para ver o preço. Com o objetivo de serem mais económicos, nomeadamente com a campanha “Damos o devido Valor”, A Padaria pretende dar soluções de almoço mais económicos e com a qualidade a que habituou os seus clientes, servindo os almoços a 7,99€. No entanto, por mais 1,50€, pode sempre pedir esta alternativa em menu, com direito a sumo do dia.

Atualmente, a marca tem mais de 60 lojas espalhadas pelo País, num total de nove concelhos e três distritos. A Padaria Portuguesa nasceu em 2010 com a missão de desenvolver uma rede de padarias e pastelarias de bairro, oferecendo produtos de fabrico próprio num espaço mais acolhedor, convidando os portugueses a tomar o pequeno almoço e, agora, o almoço fora de casa.