São vários os atores de Hollywood que foram ganhando reconhecimento ao longo dos anos, o que acaba por se refletir em contribuições avultadas em troca da sua participação em determinadas obras cinematográficas, mesmo que apareçam apenas durante escassos minutos.

No sentido de perceber qual o valor monetário recebido por várias estrelas da atualidade, a "Tradingpedia" lançou um estudo onde calcula, aproximadamente, quanto é que os nomeados para os Óscares de 2023 ganham ao minuto pelas aparições em frente às câmaras.

Ator com síndrome de Down premiado com Óscar volta a trabalhar na Starbucks. Saiba porquê
Ator com síndrome de Down premiado com Óscar volta a trabalhar na Starbucks. Saiba porquê
Ver artigo

Contudo, para tentar perceber se o mesmo se verifica com outros atores, a pesquisa inclui ainda celebridades que não receberam nomeações para a cerimónia deste ano, mas que contribuíram para filmes com várias nomeações da academia, como Kate Winslet, Jennifer Lawrence e Tom Cruise, sendo este último o ator mais bem pago por minuto de tempo de ecrã. O ator de "Top Gun: Maverick" está ainda entre os mais bem pagos de sempre do mundo do Hollywood, ganhando mais de 800 mil euros por minuto.

Ao contrário do que se poderia esperar, os vencedores de Óscares de 2023 ganham menos dinheiro do que outras estrelas de Hollywood. De salientar que os valores ganhos ao minuto não estão diretamente relacionados com o salário mensal de cada ator, uma vez que se um profissional que ganhe menos ao minuto acabar por aparecer um número considerável de vezes a mais do que um mais bem pago, é provável que o seu salário seja superior.

No top três dos nomeados da academia deste ano mais bem pagos, com os respetivos valores pagos ao minuto, temos:

  1. Barry Keoghan, com mais de 195 mil euros por minuto;
  2. Kerry Condon, com mais de 120 mil euros por minuto;
  3. Brendan Gleeson, com cerca de 79 mil euros por minuto.

Todos estes atores recebem um salário médio de mais de 2,5 milhões de euros, e por coincidência também participaram os três no filme "Os Espíritos de Inisherin", nomeado para vários prémios, apesar de não ter sido o vencedor de nenhum.

No que diz respeito aos vencedores da edição de 2023 dos Óscares, temos:

  • Jamie Lee Curtis, que ganhou Óscar de Melhor Atriz Secundária pelo seu papel em "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo". A atriz encontra-se posicionada em sexto lugar nesta lista, recebendo uma estimativa de 27 mil euros por minuto, e um salário de mais de 450 mil euros;
  • Brendan Fraser, que venceu o Óscar de Melhor Ator, pelo seu papel principal em "A Baleia". O ator está no décimo lugar da lista, recebendo cerca de 11 mil euros por minuto, e um salário mensal de quase 900 mil euros;
  • Michelle Yeoh, que ganhou o Óscar de Melhor Atriz por "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo". A atriz posiciona-se no décimo primeiro lugar da lista, recebendo mais de 9500 euros ao minuto, e um salário mensal que ronda os 900 mil euros;
  • Ke Huy Quan, que venceu o Óscar de Melhor Ator Secundário pelo seu papel em "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo". O ator encontra-se no décimo oitavo lugar, quase no fim da lista, ganhando cerca de 3000 euros ao minuto, e um salário de mais de 180 mil euros.

Porém, tal como veremos a seguir, os atores criticamente mais aclamados não são necessariamente os que ganham mais. Quanto aos atores que não receberam qualquer nomeação para a cerimónia dos Óscares deste ano, mas que, ainda assim, ganham mais, tanto ao minuto como mensalmente, temos no top três:

  1. Tom Cruise, que ganha mais de 815 mil euros por minuto, com um salário de mais de 92 milhões de euros (com destaque para a sua participação em "Top Gun: Maverick");
  2. Jennifer Lawrence, com mais de 155 mil euros ao minuto, e um salário mensal de mais de 11 milhões de euros (com o mais recente papel em "Causeway");
  3. Kate Winslet, que ganha mais de 135 mil euros ao minuto, e um salário de mais de 5,5 milhões de euros (com participação no filme "Avatar: O Caminho da Água").

Desta lista de 20 atores, que se estimam ser os mais bem pagos sem terem recebido qualquer nomeação para os Óscares, fazem ainda parte Tom Hanks (sexto lugar, recebendo mais de 94 mil euros ao minuto, e um salário estimado de mais de 7 milhões de euros), Robert Pattinson (em décimo primeiro lugar, com quase 42 mil euros ao minuto, e um rendimento mensal de mais de 2,7 milhões de euros), e Colin Farrell (em décimo terceiro lugar, recebendo mais de 16 mil euros ao minuto, e um salário de mais de 160 mil euros).

De acordo com a "Tradingpedia", estes valores foram calculados tendo por base informações de várias agências de notícias e outros órgãos de comunicação social americanos, uma vez que os valores recebidos pelos atores nunca chegam a ser anunciados publicamente.

Anteriormente, a "Forbes" já tinha feito os cálculos dos valores auferidos pelos profissionais mais conhecidos e bem pagos do mundo do cinema, sendo que as últimas informações lançadas em 2020, concretizavam que Dwayne Johnson (The Rock), seria o ator mais bem pago, recebendo quase 250 milhões num ano.