Roberto Cavalli morreu esta sexta-feira, 12 de abril, aos 83 anos, na sua casa em Florença, Itália, vítima de doença prolongada. Apesar de não ter sido revelado qual o problema de saúde de que padecia, o seu estado agravou-se nos últimos dias e a morte foi confirmada por familiares e amigos do estilista italiano à agência de notícias ANSA.

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“Uma vida vivida com amor. É com grande tristeza que hoje nos despedimos do nosso fundador Roberto Cavalli. De origens humildes, em Florença, Roberto conseguiu tornar-se um nome mundialmente reconhecido, amado e respeitado por todos. Naturalmente talentoso e criativo, Roberto acreditava que todos poderiam descobrir e alimentar o artista dentro de si. O legado de Roberto Cavalli viverá através da sua criatividade, do seu amor pela natureza e da sua família, que adorava”, publicou a marca nas redes sociais.

Do início da sua carreira na década de 1970 ao afastamento dos negócios da moda em 2015, passando pelas celebridades que adoravam a marca e pelos seis filhos e vários casamentos, conheça quatro momentos marcantes da vida de Roberto Cavalli.

1. O início da sua carreira

Em 1957, Roberto Cavalli começou a estudar na Academia de Arte de Florença, em Itália, com o objetivo de seguir o mesmo caminho que o avô materno, Giuseppe Rossi, que era pintor e morreu em 1952. Contudo, essa profissão não agradava os pais da sua primeira mulher, Silvanella Giannoni.

Quando era estudante, o estilista criou vários desenhos florais, que foram muito elogiados pelos criadores italianos de camisas. Como tal, um amigo pediu-lhe para pintar à mão algumas camisolas de malha. O sucesso foi tal, que se dedicou a investigar a arte da impressão têxtil, algo que tentou aplicar às peles e ao couro depois de ter trabalhado com o designer napolitano Mario Valentino, segundo o "Público".

Como criou um método revolucionário, apresentou-o aos 30 anos no Salão Prêt-à-Porter, em Paris. Em 1972, abriu a sua primeira boutique em Saint-Tropez, em França, onde atrizes como Brigitte Bardot e Sophia Loren eram suas clientes.

2. Roberto Cavalli foi pai há um ano e tinha seis filhos

O estilista italiano foi pai pela sexta vez em março de 2023. “O seu nome é Giorgio, como o avô, o meu pai, que foi morto pelos nazis no massacre de Cavriglia quando eu tinha 4 anos”, disse à revista “Novella 2000” sobre o bebé, fruto da relação com a modelo sueca Sandra Nilsson, de 38 anos.

Roberto Cavalli tinha mais cinco filhos. Em 1964, casou-se com Silvanella Giannoni, com quem teve dois filhos, Tommaso e Cristina, e separaram-se dez anos depois. Em 1980, voltou a dar o nó, desta vez com a estilista austríaca Eva Maria Düringer, com quem teve três filhos: Robert, Rachele e Daniele. Em 2010, divorciaram-se e, quatro anos depois, conheceu Sandra Nilsson, a quem ofereceu em 2015 uma ilha no seu país natal, a Suécia, no valor de 2,6 milhões de euros.

3. A marca de Roberto Cavalli era adorada por várias celebridades

A marca de Roberto Cavalli, nomeadamente o estampado de animal print, que foi uma espécie de assinatura do estilista pela qual começou a ser conhecido na década de 1970, conquistou celebridades como Christina Aguilera, Jennifer Lopez, Victoria Beckham, Beyoncé, Lady Gaga e Naomi Campbell.

Exemplificando, JLo compareceu aos MTV Music Awards, em 2001, utilizando um vestido com padrão de leopardo de Roberto Cavalli, segundo o "The Guardian".

No início, a sua inspiração era a chita, estendendo-se posteriormente aos estampados que lembravam a pele das zebras, leopardos, linces e até borboletas. Contudo, foi o estampado de pele de cobra que se tornou a sua imagem de marca. “Copio a roupagem de um animal, porque adoro copiar Deus. Acho que Deus é o designer mais fantástico”, disse o estilista, numa citação recordada nesta sexta-feira, 12 de abril, na página de Instagram da marca.

4. Retirou-se dos negócios da moda em 2015 e, anos depois, marca foi à falência

Em 2015, Roberto Cavalli retirou-se da vida pública e dos negócios da moda, tendo vendido a sua marca. Quem ficou à frente da empresa foi Peter Dundas, mas apenas durante 19 meses. Seguiu-se Paul Surridge, que ficou no cargo até 2019.

Nesse ano, e depois de um período de dificuldades financeiras, a marca foi à falência. Posteriormente, foi adquirida pela empresa de investimentos Vision Investments, sediada no Dubai e dirigida por Hussain Sajwani, sendo que o diretor criativo é Fausto Puglisi.