Há quem tenha sorte no jogo ou no amor, e há quem tenha sorte quando compra uma casa. Robert e Becky Fooks, um casal britânico que, em 2019, adquiriu uma casa de campo do século XVII, descobriu em outubro desse mesmo ano que estava a pisar, literalmente, uma herança escondida no chão da sua cozinha, depois de encontrarem várias moedas históricas que lhes valeram 70.160 mil euros.

Avô morre com uma fortuna de quase 600 mil euros, mas só deixa 60€ a cada uma das netas
Avô morre com uma fortuna de quase 600 mil euros, mas só deixa 60€ a cada uma das netas
Ver artigo

Robert Fooks, segundo o jornal “The Mirror”, estava a fazer obras na cozinha e a escavar um buraco de quase 60 centímetros quando desenterrou algo parecido com uma tigela de cerâmica vidrada, cheia de moedas de ouro e prata com quase 400 anos. "Numa noite, estava com as crianças em casa e o meu marido estava a cavar com uma picareta quando me chamou para dizer que tinha encontrado algo. Pôs todas as moedas num balde e trouxe-as”, explicou Becky Fooks ao jornal.

No total, o engenheiro agrónomo contou 1.029 moedas, incluindo exemplares do Rei Jaime I e do Rei Carlos I, que podem ter sido enterradas entre 1642 e 1644 pelo dono da casa, durante a Guerra Civil Inglesa. “Se não tivéssemos rebaixado o chão, ainda lá estariam escondidas. É espantoso e fascinante. Presumo que tenham sido enterrados durante a Guerra Civil Inglesa e que a pessoa tencionava recuperá-los, mas nunca teve oportunidade”, continuou a mulher.

No entanto, apesar da descoberta ter sido feita em 2019, o processo de identificação demorou vários anos a ficar concluído, já que teve de passar por várias etapas no Museu Britânico, e só agora foi possível fazer o leilão das moedas. Segundo o jornal britânico, o lote mais valioso foi uma coroa de ouro do Rei Carlos I de 1635, que rendeu quase seis mil euros, seguido de um xelim de prata de Carlos I de 1641-1643 por 3.700 euros e de uma moeda de ouro de louro de Jaime I de 1621-1623, que rendeu 3.100 euros. 

Becky Fooks, que trabalha no Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, explicou que o leilão foi “brilhante", e que tinha sido uma “experiência muito emocionante”. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. Começou com as moedas de ouro a valerem somas de quatro dígitos, depois acalmou e terminou em alta com as moedas de prata de Carlos I. As obras de construção da casa ainda estão a decorrer, pelo que vamos utilizar parte do dinheiro para pagar algumas dívidas”, explicou.