Chiara Ferragni e o rapper italiano, Fedez, estarão separados desde o passado domingo, 18 de fevereiro. Até agora, nem a influenciadora digital nem o rapper se pronunciaram sobre o assunto, embora os rumores sobre os bastidores da rutura comecem a avolumar-se.

O facto é que poderoso casal italiano tem passado por várias crises nos últimos tempos, agravadas pelo polémico episódio no Festival de Sanremo de 2023. Fedez e o também rapper Rosa Chemical beijaram-se durante o evento co-apresentado por Chiara Ferragni. O momento tornou-se viral e a empresária italiana chegou a reconhecer publicamente que ficou bastante afetada. “Magoou-me mais do que alguma vez poderia ter imaginado”, revelou num episódio da segunda temporada do seu reality show “The Ferragnez”.

O beijo não foi o único escândalo que assombrou a relação, uma vez que Chiara Ferragni foi multada por fazer publicidade enganosa. A influenciadora digital juntou-se à Balocco, uma conhecida marca de bolachas italiana, para criar um “pandoro” (doce natalício típico de Itália). A autoridade da concorrência e do mercado de Itália (AGCM, na sigla original) considerou que a publicidade e os elevados preços dos bolos induziram os consumidores em erro, levando-os a pensar que, ao comprarem o bolo por 9€, estavam a contribuir para uma instituição de solidariedade, destinada à investigação do cancro dos ossos.

Chiara Ferragni foi multada em um milhão de euros e recorreu da decisão da AGCM. “Contestarei a disposição da AGCM, porque a considero desproporcional e injusta. O meu erro honesto foi vincular uma atividade comercial a uma atividade solidária com comunicação”, disse Chiara numa publicação no seu Instagram. Segundo o Dagospia, e apesar de a relação já estar tremida, o casal terá adiado a separação devido ao problema de saúde de Fedez, diagnosticado com um cancro no pâncreas.

A separação foi então avançada pela "Vanity Fair" na quarta-feira, 22 de fevereiro, e as questões sobre o porquê começaram a ser levantadas. Maria Laura Rodotá, jornalista do "La Stampa", escreve no editorial da publicação sobre como o tema se tornou uma obsessão em Itália. “E agora a nação, os fãs dos êxitos de verão produzidos por Fedez, as raparigas que se vestem como Chiara Ferragni, aqueles que não compram nada deles, mas que se tornaram tias do casal no Instagram e amigos bisbilhoteiros no TikTok, estão chocados e espantados e, sim, fazem perguntas”.

São, segundo a jornalista, “teorias da conspiração” de pessoas que acham que o anúncio controlado foi “para nos fazer esquecer sobre as investigações a Ferragni e algumas más impressões que Fedez tenha causado”. “Os mais maldosos quase sugeriam uma separação falsa para salvar o património e não ligar o destino de um dos membros do casal ao conjugue problemático, como acontece na família de um mafioso”, acrescentou Maria Laura Rodotá.

Embora tanto Chiara como Fedez se tenham remetido ao silêncio no que toca à separação, a italiana tem dado pistas sobre o que se está a passar. A fotografia de perfil no Instagram já não inclui o, ainda, marido e ambos deixaram de aparecer nas redes sociais um do outro há já algum tempo.

No entanto, Chiara tem publicado vídeos no Tiktok onde dá a entender que não se encontra a viver uma fase feliz. “Publico este som no Tiktok porque estou cheia de todas as desgraças deste período”, pode ler-se num dos últimos tiktoks publicados pela influenciadora digital.

Os fãs não perderam tempo a reagir às publicações e muitos recorreram à ironia para comentar os vídeos de Chiara Ferragni. “Tudo passa. Tem Fé(dez)”, é o comentário que mais se pode ler, brincando com a palavra “fede”, quem em italiano significa “fé” e o nome do rapper italiano. “Mas não se deixem (um ao outro). O casamento não é só quando tudo dá certo, é também superar as dificuldades”, incentivam outros seguidores para a influenciadora aguentar e resistir a esta fase menos positiva.

“Esperamos que tudo corra bem!”, disse Annamaria Berrinzaghi, mãe e manager de Fedez, que, no entanto, não se quer pronunciar sobre o assunto, ao jornal italiano "Adnkronos". “Acho que nem sequer é correto que saiam coisas que eu não quero de todo expor”, frisou Annamaria.

Chiara Ferragni foi convidada para “Che Tempo Che Fa”, um talk show italiano apresentado por Fabio Fazio. A influenciadora digital vai estar presente no programa no próximo dia 3 de março, onde se espera que se pronuncie sobre os últimos acontecimentos.

Chiara Ferragni, de 36 anos, e Fedez, de 34, estavam numa relação há sete anos: Casaram-se em  2018 e são pais de Leone, de cinco anos, e Vittoria, de dois.