Constanza Ariza nasceu a 16 de junho de 2000 e é filha de mãe espanhola e pai português. O nome, que se lê Constanza e não Constança, tem origem nas raízes espanholas e a dupla nacionalidade é algo de que a influencer se orgulha. A sua maior paixão é a dança e, como sem música não há dança, esta forma de expressão é aquilo que Constanza quer continuar a fazer, quer seja em trabalho quer seja como hobbie.

“Comecei com 16 anos e não tinha expectativas absolutamente nenhumas, só fazia mesmo por hobbie e, no TikTok, muito facilmente em vídeos de 15 segundos conseguia compartilhar isso”, disse em entrevista à MAGG. Constanza começou este percurso nas redes sociais em 2016, quando a aplicação ainda não era muito conhecida em Portugal. O seu objetivo era apenas o de criar um espaço de comunidade e conforto para aqueles que a assistiam. “Queria criar uma comunidade fiel, única. Para mim era mais importante do que ter 1 milhão de seguidores e depois não ter nada atrás do número”.

Os glosses mais virais do TikTok chegaram a Portugal. Saiba tudo sobre esta novidade da M.A.C Cosmetics
Os glosses mais virais do TikTok chegaram a Portugal. Saiba tudo sobre esta novidade da M.A.C Cosmetics
Ver artigo

O conteúdo e número de seguidores de Constanza começou a crescer em 2020, quando o TikTok se tornou mundialmente conhecido. As marcas começaram a investigar quem é que estava na plataforma e começaram a desenvolver contratos que se adaptassem a esta rede social, e Constanza não ficou para trás. “Lá estava eu com meio milhão de seguidores e, a partir daí, deu-se a mudança de hobbie para trabalho. É o meu trabalho já há três anos”.

Foi a 14 de agosto deste ano que a influencer publicou um vídeo na sua conta do TikTok a agradecer a todos aqueles que fizeram parte desta sua trajetória, assinalando o marco de 1 milhão de seguidores. Só Constanza e Lili Marques, streamer e tiktoker, alcançaram este número em contas femininas de pessoas que tenham nascido em Portugal. “Era uma meta que queria muito alcançar”.

Dito e feito. No dia 1 de setembro, sexta-feira, saiu em exclusivo no TikTok a música de Constanza, “Uma num Milhão”. O projeto, completamente diferente do que aquilo que a influencer já tinha feito antes, veio marcar este número redondo na história de vida da luso-espanhola. “A verdade é que eu não tinha a ideia de fazer uma música, tudo surgiu através do Agir (cantor e produtor português). Ele propôs-me o desafio e mandou-me mensagem, mas eu não estava a perceber o que é que ele queria. Eu? Cantar?”, diz. Devido à quantidade de músicas e danças no TikTok e à influência de Constanza na plataforma, o desafio proposto levou a pergunta que não quer calar ao de cima: porque não? “Sabia que ia chegar em breve ao milhão e aproveitei essa oportunidade. Juntei as duas coisas e falei com o Agir, e ele disse que era perfeito”.

“Uma num Milhão” levou um ano a ser produzida. Na altura, Constanza já tinha 950 mil seguidores e sabia que queria fazer algo especial, tendo a oportunidade perfeita para realizar o seu objetivo. A música conta ainda com um videoclipe que era bastante importante para a influencer. “Precisava de ter a imagem da dança, que eu gosto muito, e bailarinos que representassem a faixa etária que vê os meus conteúdos. Queria abrangê-los, tenho público dos 10 aos 18, 19 anos, e queria que os bailarinos tivessem as mesmas idades, daí também ter crianças no videoclipe”. Os bailarinos fazem parte da escola Jazzy Dance Studios, onde Constanza também treina.

Constanza Ariza
Gravações do videoclipe "Uma Num Milhão" créditos: Instagram

“O meu objetivo era mesmo ter uma música de agradecimento e celebração por ter chegado ao milhão de seguidores no TikTok, (agradecer) a todas as pessoas que me apoiaram durante o caminho. Só faz sentido celebrar com eles e com quem fez parte”, explica a influencer. Quanto a expectativas, Constanza estava confiante pois teve Agir como produtor, e sabia que qualquer coisa que saísse daquele estúdio estaria bem feita.

No entanto, não contava com a quantidade de amor que recebeu. “Estão a gostar muito mais do que aquilo que eu estava à espera. Tinha aquele receio de as pessoas poderem receber muito bem ou muito mal, mas a mensagem foi muito bem recebida, perceberam o intuito”. A música, que foi a primeira em Portugal em exclusivo e com o apoio do TikTok, já conta com mais de 2 milhões de visualizações no hastag #UmaNumMilhão e com mais de 300 vídeos feitos pelos seguidores de Constanza.

A verdade é que, mesmo com as redes sociais e com vários projetos no currículo, a prioridade da influencer é o curso de medicina dentária, que acabou em julho deste ano. “Não é o meu objetivo fazer uma carreira musical. Amo música e dança desde pequena e estou claramente aberta a outras oportunidades. Poderei lançar mais músicas, mas não com o objetivo final de seguir isso. O curso é a minha prioridade e é o que eu quero exercer”, afirmou.

Do TikTok para os palcos, Constanza Ariza é bailarina em espetáculo dirigido por Cifrão
Do TikTok para os palcos, Constanza Ariza é bailarina em espetáculo dirigido por Cifrão
Ver artigo

Para além da vertente musical que Constanza já confirmou que sabe fazer, a influencer participou ainda nos programas “Cabelo Pantene” e “TikTok Radio Show” da MegaHits. Acabou por não ganhar o primeiro programa, tendo ficado apenas como finalista, mas ganhou algo mais importante: ter a oportunidade de se tornar embaixadora da marca de que tanto gosta. “É das marcas com que mais me identifico e era um grande sonho para mim. É uma das marcas com quem mais gosto de trabalhar”. O contrato com a rádio MegaHits acabou há pouco tempo, devido ao fim do programa, mas as relações continuam as melhores. “Acabei por fazer o meu lançamento da música na MegaHits em exclusivo, onde revelei o projeto naquela manhã”.

Livro Constanza Ariza
créditos: Instagram

Em dezembro de 2021, “Genuinamente a Sorrir”, o livro de Constanza, chegou às livrarias portuguesas. Este projeto, que tem um cantinho muito especial no coração da luso-espanhola, serviu para mostrar que a Constanza não era apenas uma rapariga que fazia danças no TikTok, e sim alguém real que também tem sentimentos. Algo que a influencer quis destacar foi o facto que os pais também participarem neste projeto. “Falam sobre como me deram liberdade, como é que temos esta relação de confiança. Falam como geriram e como me ajudaram neste processo e etapa da minha vida”.

Quanto ao futuro, a resposta é incerta. Constanza está disponível para novas oportunidade e novos desafios, sempre com as bases que a fizeram chegar até ao milhão de seguidores: a dança e a música. “Não acaba tudo no milhão, isto agora é sempre a subir”.

OUÇA AQUI