O penúltimo fim de semana de abril não vai ser do agrado de muitos. Depois de temperaturas que já faziam com que as tardes fossem passadas na praia a bronzear, o céu mais nublado e a chuva vão voltar a vários distritos, para fazer jus ao provérbio "Abril, águas mil". De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o fim de semana de 20 e 21 de abril vai trazer possíveis trovoadas, com uma ligeira descida da temperatura.

Esqueça os blazers chatos. Estes 12 casacos de tweed têm mais pinta (e protegem da brisa matinal)
Esqueça os blazers chatos. Estes 12 casacos de tweed têm mais pinta (e protegem da brisa matinal)
Ver artigo

No sábado, as regiões Centro e Sul vão ser brindadas com aguaceiros e trovoadas, que podem até formar granizo - por isso, o melhor é não tirar os casacos de meia estação do armário. Lisboa não vai sentir muito frio, com as temperaturas a rondar os 15ºC e os 23ºC, mas o melhor distrito para passar o fim de semana é Braga, que tem como máxima 28ºC (mas também não escapa a possíveis aguaceiros). Já a cidade do Porto vai contar com o céu pouco nublado, com aguaceiros fracos durante o dia e com as mesmas temperaturas que a capital portuguesa.

Bragança, Portalegre e Leiria são os distritos com as temperaturas mínimas mais baixas, 10ºC e 11ºC, respetivamente. Ou seja, nada de muito baixo (como já se registaram 0ºC, por exemplo, em Viseu), por isso não, não vai sentir muito frio. Já na Madeira, as mínimas são de 16ºC e as máximas de 22ºC sem chuva, e os Açores vão ter mínimas de 13ºC e máximas de 20ºC.

No domingo, dia 21 de abril, o céu estará limpo na região norte, com o sol a brilhar de Aveiro para cima. Braga vai continuar a ser o distrito com a temperatura máxima mais elevada, de 27ºC, enquanto que Guarda vai registar a mais baixa do País, de 7ºC. A chuva vai cair mais no interior, mas Lisboa também não escapa a possíveis aguaceiros. No entanto, as temperaturas vão rondar os 14ºC e os 22ºC. Já a temperatura na cidade invicta pode chegar aos 24ºC.

E se no sábado a chuva não chega aos arquipélagos, é no domingo que ela vai cair. Tanto na Madeira como nos Açores há a possibilidade de aguaceiros, mas não existem avisos quanto à agitação marítima. A temperatura mais baixa a ser sentida será em Angra do Heroísmo, de 14ºC, e a mais alta, de 23ºC, no Funchal.

A temperatura para a próxima semana poderá ser uma incógnita, já que, segundo o jornal "Público", tudo depende de uma depressão que está a passar por Espanha: se se aproximar de Portugal, o tempo pode continuar a ser de chuva, se se mover para o Mediterrâneo, é possível que a chuva pare.