Se os tão esperados 18 anos são um marco importante para a maioria dos adolescentes, para a filha dos reis de Espanha o dia tem um simbolismo ainda maior. É na terça-feira, 31 de outubro, no mesmo dia em que chega à maioridade, que a princesa das Astúrias dará mais um passo na direção do trono de Espanha. A começar com o juramento da Constituição e da bandeira, o dia estará repleto de festividades e momentos solenes para dar início a um novo capítulo da vida da princesa.

Nascida em 2005, Leonor de Todos los Santos de Borbón y Ortiz é a filha mais velha dos reis de Espanha, Filipe VI e Letizia, sendo por isso a herdeira ao trono espanhol. Com a proclamação do seu pai como rei em 2014, Leonor recebeu o título de princesa das Astúrias, princesa de Girona e princesa de Viana, duquesa de Montblanc, condessa de Cervera e senhora de Balaguer. Já uma presença assídua nos encontros e eventos da Casa Real desde muito nova, a futura rainha de Espanha fez o seu primeiro ato público sozinha quando tinha apenas 13 anos.

Portugal vai receber o Mundial 2030 juntamente com Espanha e Marrocos. Mas o primeiro jogo é na América do Sul
Portugal vai receber o Mundial 2030 juntamente com Espanha e Marrocos. Mas o primeiro jogo é na América do Sul
Ver artigo

Além do ensino escolar básico, Leonor ingressou na UWC Atlantic College, no País de Gales, para fazer um bacharelato internacional e, em março de 2023, a Casa Real anunciou que iniciaria a sua educação superior e também a sua formação militar, sendo esta obrigatória para o herdeiro ao trono, que tem de se tornar Comandante Supremo das Forças Armadas do seu país. 

Em agosto deste ano ingressou no exército, na Academia General Militar de Zaragoza, para fazer a formação neste ramo das forças armadas. No ano letivo 2024/2025 ingressará na Marinha, na Escola Militar Naval de Marín e, no ano seguinte, no Exército Aéreo e Espacial, na Academia San Javier General Air. Só depois a princesa espanhola iniciará os seus estudos universitários, que deverão incluir Política Internacional e História.

No entanto, na passada sexta-feira, 27 de outubro, Leonor deixou a Academia General e voltou para casa, para dar início às preparações para o seu aniversário. A Constituição estabelece que, ao atingir a maioridade, o herdeiro da Coroa deve jurar a Carta Magna perante as Cortes, e Leonor, assim como Filipe VI, fa-lo-á no mesmo dia em que completa a maioridade. 

De acordo com a revista “Lecturas”, as festividades na terça-feira começarão às 11 horas com a princesa a jurar a Constituição, sendo também condecorada com as medalhas do Congresso e do Senado. Toda a Real Casa de Correos, edifício que alberga a presidência do governo regional, terá uma decoração floral, existindo duas telas gigantes em duas praças de Madrid, para que todos possam ver os momentos solenes. 15 mil bandeiras espanholas estarão espalhadas pelas ruas e haverá sobremesas especiais para os convidados e espectadores.

Poucos minutos depois, no Palácio Real, Leonor receberá o Grande Colar da Ordem de Carlos III. Este colar está reservado aos membros da família real espanhola, chefes de Estado e de Governo e é a ordem que distingue as pessoas que se destacam pelas suas ações em benefício de Espanha e da Coroa.

Segundo o curador, citado pelo jornal espanhol “Hola”, o colar “é de ouro e é composto por 41 peças, das quais 30 são elos que reproduzem quatro modelos diferentes, sendo o principal o elo com a figura de Carlos III, um C e um 3 em algarismos romanos e está rodeado por uma palmeira e um ramo de louro esmaltado de verde”.

Para além dos reis de Espanha e de Leonor, a infanta Sofia, segunda filha do casal, nascida em 2007, também estará presente para as cerimónias, assim como o presidente do Governo, Pedro Sanchéz, o Chefe do Estado-Maior de Defesa, e os presidentes do Congresso e do Senado. Quem não aparecerá será, provavelmente, Juan Carlos, pai de Filipe VI e avó da princesa e da infanta. O rei emérito não está convidado para qualquer cerimónia pública.

18 fotografias que mostram como está a princesa agora