O que parecia ser uma típica despedida de solteiro de Mitch Mike com dez amigos, tornou-se uma autêntica missão de resgate. O grupo estava a dar um passeio de canoa pelo rio Minnesota, nos Estados Unidos, quando ouviram um latido vindo de uma margem lamacenta.

O grupo de 11 amigos foi ver o que se passava, até que encontraram um cão da raça São Bernardo preso na lama, apenas com a cabeça de fora. Como o cão não se conseguia mexer, os rapazes uniram-se para o salvar, alimentaram-no e deram-lhe água. “O cão parecia já ter esgotado toda a sua energia”, disse Mitch.

Dia Mundial do Cão. 7 dicas de uma veterinária para evitar que o seu patudo sofra com o calor
Dia Mundial do Cão. 7 dicas de uma veterinária para evitar que o seu patudo sofra com o calor
Ver artigo

Os homens pegaram nos remos das canoas e começaram a escavar para conseguir salvar Ed, o cão com 13 anos que estaria preso há possivelmente 24 horas. Durante mais de meia hora o grupo escavou até salvarem o animal que ia perdendo cada vez mais energia ao longo do tempo.

Ed foi finalmente libertado com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Carver. “O pobre animal não conseguia andar quando o tiramos da lama, então carregámo-lo de volta para casa”, disse Shaun Cox, capitão dos bombeiros, acrescentando que o cão foi entregue de volta ao dono, George Niskanen, com quem começou a sua lenta recuperação.

O dono do animal ficou grato não só ao Corpo de Bombeiros, mas também ao grupo de amigos, que foram considerados uns "heróis" pela comunidade local, revela a CBS News. “Gostaria de saber os seus nomes para poder enviar um cartão de agradecimento”, disse.

Veja o vídeo do resgate.