Estacionar o carro é um dos maiores pesadelos para algumas pessoas. Quer seja a paralelo, de frente, de trás ou ainda em espinha, muitos não sabem como manobrar o carro e acabam por provocar acidentes, com terceiros ou até mesmo sozinhos. Um muro alto que não se viu através do retrovisor, um poste que não é de borracha e sim de ferro, tudo aquilo que pode dificultar a vida de quem já está ansioso por estacionar vai, certamente, estar no momento errado à hora errada.

Esta modelo australiana tem 118 razões para não querer ter filhos — e algumas são hilariantes. Espreite a lista
Esta modelo australiana tem 118 razões para não querer ter filhos — e algumas são hilariantes. Espreite a lista
Ver artigo

No entanto, os parques de estacionamento começaram a ter isso em conta. Aqueles intitulados de “maus a estacionar” (o que todos já foram um dia, mesmo que nos primórdios da carta de condução) não se precisam de preocupar quando o assunto são linhas duplas. Isso mesmo: dois traços contínuos que dividem dois lugares de estacionamento, e não apenas uma.

Isto quer dizer que, ao estacionar, o condutor tem a noção de que as duas linhas interiores são aquelas onde deve colocar o carro. A linha dupla serve para que seja possível existir espaço entre os dois carros estacionados, de forma a que tanto um condutor como um passageiro consiga sair do veículo sem que seja necessário encolher a barriga até às costas.

Este método já existe em Portugal em vários parques, tanto de centros comerciais como de supermercados, mas esta característica “genial” ainda não tinha chegado a todos os países (ou pelo menos a todos os parques).

É o caso do centro comercial Glebe Hill, na Tasmânia, Austrália, que implementou estes lugares de estacionamento com linhas duplas, que permitem que a porta de um carro seja totalmente aberta sem atingir o veículo do lado. Segundo o “DailyMail”, muitos condutores ficaram surpreendidos e entusiasmados, tendo partilhado este feito nas redes sociais.

“Dá-nos um certo nível de confiança quando estacionamos aqui, pois é bastante improvável que tenhamos uma batida na porta enquanto fazemos compras”, comentou um cliente citado pelo mesmo meio de comunicação social. “Compreendo que não garanta absolutamente que não ocorram danos, mas é, muito provavelmente, 95% eficaz”, completou. O condutor chegou mesmo a partilhar as imagens no grupo do Facebook "Tasmania Parking Fails".

"Também é muito útil para quem está a tentar tirar os bebés das cadeiras", "quem me dera que todos os parques de estacionamento estivessem marcados desta forma" ou ainda "todos os parques de estacionamento podiam ter uma espécie de passagem pedonal no meio, assim como este.", são alguns dos comentários deixados na publicação.

Apesar de o espaço do estacionamento em si ficar um pouco mais pequeno, as linhas ajudam a evitar confusões, já que assim é possível existir espaço entre os dois carros estacionados.