A vida está muito facilitada para a criançada dos dias de hoje: num só objeto, têm máquina fotográfica (com imagens que podem ver assim que são capturadas), têm mp3, têm uma espécie de televisão (porque YouTube, Netflix e companhia), uma ferramenta para jogarem aquilo que quiserem e toda a informação do mundo ali disponível.

Se cresceu nos anos 90 (o que quer dizer que já chegou ou está mesmo a chegar aos 30, muita força nisso), embarque connosco neste exercício de saudosismo: a música ouvia-se num enorme discman, os CD guardavam-se numa espécie de arquivo com capinhas, sempre que queríamos guardar uma música para posterioridade, era preciso de esperar e carregar no REC. As fotografias capturavam-se sobretudo em máquinas descartáveis (as analógicas não saiam facilmente das mãos dos pais), os jogos ganhavam vida num Game Boy, sem esquecer as disquetes e os seus espaços ridiculamente limitados.

34 tendências dos anos 90 que vai poder usar em 2020

Mas isto é ainda é mais giro recordar em imagens. Nestas 20 fotografias, mandamos um throwback aos 90’s, essa década de telemóveis sem espaço para mensagens, de televisões que se transportavam de sala em sala, sempre que o professor queria passar um filme na aula (saudades disto também), e de uma Internet bebé que, ainda com fios, ao ligar-se, fazia um barulho do demónio — sem esquecer a conta de telefone com valores exorbitantes.

20 fotos