Por terem sido detetados conservantes não autorizados e por ter sido identificado um ingrediente (Phenoxyethanol) não identificado no rótulo, a venda do creme Barral BabyProtect Creme de Rosto foi suspensa. Além disso, foram retiradas todas as embalagens ainda no mercado.

Também o produto Wells Creme Rosto Bebé continha irregularidades: na sua composição estavam Phenoxyethanol e Benzoic acid, que não estavam declarados na lista de ingredientes da rotulagem.

"Atendendo a que a pessoa responsável não demonstrou que este cosmético é seguro para a saúde humana, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada de todas as unidades existentes no mercado", escreve o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) na circular que determinou a retirada do mercado e que Jornal de Notícias, citando a Lusa, publica.

14 dicas para simplificar a chegada a casa de um recém-nascido
14 dicas para simplificar a chegada a casa de um recém-nascido
Ver artigo

O Infarmed informa ainda que em dois outros produtos — Dermosense creme gordo 100 ml e Dermosense creme de mãos 50 ml — a distribuidora estava a proceder à retirada voluntária do lote em que foram detetadas irregularidades na rotulagem e a Autoridade do Medicamento ordenou "a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado nacional de todas as embalagens do referido lote".

No total, o Infarmed investigou 87 produtos de diferentes marcas, desde cremes para fralda a loções hidratantes, passando por leites emolientes, cremes protetores e águas de limpeza. No total, foram analisados mais de 1.300 parâmetros, químicos e microbiológicos. Desses, sete (13%) apresentaram algum tipo de irregularidade.