Numa altura em que se debate o futuro da família real britânica, a mais recente polémica tem tudo para vir a fazer parte de episódios futuros de “The Crown”, a série exclusiva da Netflix que acompanha o reinado da rainha Isabel II até aos dias de hoje. É que o príncipe André, irmão de Carlos, promete vingança por ter sido afastado da realeza após serem conhecidas as suas ligações a Jeffrey Epstein, que estava acusado de crimes de abuso sexual e que morreu na prisão em agosto.

A tensão no palácio de Buckingham, em Londres, começou quando a imprensa internacional publicou fotografias inéditas que mostravam príncipe André em mansões detidas por Jeffren Epstein. Mas piorou quando surgiram informações de que o magnata, acusado de crimes sexuais, teria coagido uma mulher para que tivesse relações sexuais com André em três ocasiões diferentes.

Virginia Roberts sobre o príncipe André: “Sentei-me na cama horrorizada, envergonhada e a sentir-me suja”

André recusou as acusações e explicou, em entrevista à BBC 2, que a estadia nas mansões de Epstein aconteceram porque “eram um lugar conveniente para ficar”.

Mas concedeu ter sido uma decisão errada: “Revivi aqueles momentos várias vezes na minha mente. Ao final do dia, fazendo uma retrospetiva, não tenho dúvidas de que foi a coisa errada de se fazer. Só que naquela altura pareceu-me ser a coisa mais certa e honrada de se fazer. O problema é que depois de ele ter sido condenado, eu fiquei do lado dele. Essa é a parte que me persegue todos os dias porque não era um comportamento esperado de um membro da realeza.”

Embora as primeiras informações avançadas na imprensa dessem conta de que esta entrevista tinha sido dada com o consentimento e apoio da mãe, a rainha Isabel II, os últimos meses foram de cisão e André chegou mesmo a ser afastado das suas funções e do palácio de Buckingham.

Terá sido este o desfecho que o poderá levar a procurar vingança contra todos aqueles que não o têm apoiado ao longo desta polémica. Segundo a revista “In Touch”, André planeia publicar um livro repleto de informações inéditas sobre alguns dos segredos mais obscuros da família britânica — e o receio é que as informações possam comprometer a segurança e estabilidade da realeza.

William poderá ter tido um papel decisivo na suspensão dos trabalhos do duque de York

Segundo a mesma publicação, o livro vai contar com revelações sobre a morte da princesa Diana, ainda hoje alvo de várias teorias de conspiração, e detalhes sobre casos extraconjugais entre membros da realeza. Meghan Markle também não fica de fora da polémica e a mesma revista diz que André poderá comprometer a vida privada da duquesa.

“Ele sente-se tão traído que é capaz de contar tudo para derrubar a realeza. A rainha vai ficar arrasada. Será a maior bomba de todas”, terá dito uma fonte à mesma publicação, referindo-se à morte de Diana.