Foi na Apple House, nas Avenidas Novas, junto ao Campo Pequeno, em Lisboa, que muitos portugueses comeram o seu primeiro hambúrguer e provaram uma Coca-Cola, garantiu-nos, em entrevista, o proprietário Júlio Sousa. Neste tempo, ainda não era ele quem geria a hamburgueria e pizzaria, que está a seu cargo há cerca de seis anos. O homem, natural de Tavira, contou-nos isto para nos contextualizar: aquela casa — que, admite, já teve melhores dias — é um clássico de Lisboa.

Consciente de que há muito para melhorar, e desesperado para fazer ressuscitar o restaurante, acabou por aceitar a vinda do chef Ljbubomir Stanisic e do resto da comitiva do programa “Pesadelo na Cozinha”, que regressa este domingo, 1 de dezembro, à TVI.

“Pesadelo na Cozinha”. “É um programa muito engendrado. Muito montado”, diz proprietário da Apple House

Numa pesquisa pela Internet, encontrámos todo o tipo de críticas. Mas as médias (sempre numa escala até cinco) nem são assim tão terríveis. Os 361 comentários do Google atribuíram à Apple House 3,9 estrelas. Já no TripAdvisor, as 223 avaliações têm mais de positivo do que de negativo: 27 consideraram a hamburgueria excelente, 16 deram “muito bom”, dez consideraram a casa “média” e apenas três avaliaram como “terrível”. A média atribuída nesta plataforma foi de 4,5 pontos. Já a Zomato inclui 192 votos e uma média de 3,6. Aqui, os comentários são sobretudo negativos.

Há quem rasgue largos elogios ao atendimento, ao ambiente familiar e à qualidade da comida. Mas há também quem diga exatamente o contrário: serviço demorado, comida congelada (por vezes, alegadamente estragada), espaço demasiado escuro e com falta de higiene.

A MAGG reuniu alguns comentários. Isto é o que se diz de bem e de mal da Apple House.

Google. 361 comentários, pontuação média: 3,9 estrelas

O que se diz de mal

“Televisão aos berros. Serviço fraco. Comida fraca. Grande desilusão.”
Filipe Andrade Santos, pontuação: uma estrela

“Sinceramente… não gostei, fui hoje almoçar.. Hambúrguer com chilli não sabia a nada, ambiente muito pesado, atendimento mau. Frequentei durante anos e anos, era um lugar de referência. Já não ia há muito tempo, não volto mais, nada é bom.”
Angélica Vieira, pontuação: uma estrela

“Terrível cheiro, um funcionário simpático e outro funcionário tão grosseiro que me fez prometer que nunca mais lá voltar.”
Marta Bica, pontuação: uma estrela

“Escuro, pouca simpatia”
José Geraldes, pontuação: duas estrelas

“Comida agradável. Pessoal simpático. Local barulhento com televisão a gritar futebol. Tem que se gostar desse ambiente desconfortável onde não se pode conversar com quem nos acompanha.”
Carlos Neto, pontuação: duas estrelas

“Fomos ao buffet de pizzas, o tempo de espera entre cada uma era pequeno e a massa das pizzas é fina e estaladiça, o que pode melhorar é a quantidade de ingredientes nas pizzas, era quase só queijo. Em relação ao serviço também não há nada a apontar.”
Mafalda Filipa Monteiro Barata, pontuação: três estrelas

“Antigamente era muito melhor. A pizza não tem grande qualidade, a higiene do lugar deixa muito a desejar e o atendimento também.”
Ana Beatriz, pontuação: três estrelas

“Mau atendimento. Pizza com massa crua.”
Filipa Santos, pontuação: uma estrela

“Não recomendo as “francesinhas”, carne de pouca qualidade e no geral não é muito agradável.
Apenas uma funcionária a trabalhar, apesar de eficiente é pouco simpática.”
Afonso de Brito, pontuação: duas estrelas

O que se diz de bem

Boa comida, espaço agradável e excelentes quizzes organizados semanalmente.
Miguel Lopes, pontuação: cinco estrelas

“Boa comida e local despojado para se passar o tempo entre amigos.”
Geizei Berg, pontuação: cinco estrelas

Bom ambiente! Nomeadamente o óptimo quiz às terças 🙂
Luís Sanfins, pontuação: cinco estrelas

“Excelente ambiente familiar, muita simpatia e maravilhosa recepção por parte do staff e outros clientes. Recomendo vivamente!”
Jeribeirao, pontuação: cinco estrelas

“Bom hamburguer numa noite de quizz.”
Pedro Faria, pontuação: cinco estrelas

“Pizza sensacional e ambiente agradável..”
Vilmam Laiter, pontuação cinco estrelas

“Atendimento excelente…”
Leandro Schneider, pontuação: cinco estrelas

Senti-me tão bem por estar lá. Ótima comida e excelente equipa. Tão diferente dos lugares turísticos e apenas locais ao redor.”
John van Dasler, pontuação: cinco estrelas

Parece um pouco degradado, mas não se engane! As batatas fritas e os hambúrgueres foram dos melhores que já comemos e preços muito razoáveis. Obrigado apple house.
Everyone in Lytton family, pontuação: cinco estrelas

Trip Advisor. 223 avaliações, pontuação média: 4,5

O que se diz de mal

“Completamente banal. Não achei o restaurante nada de especial. Os hambúrgueres são bons, mas não divinais. O serviço foi muito monótono e nada personalizado. Tive de pagar água que vinha num jarro de vidro – era água de torneira? Se foi, pagar por isto é ridículo. O espaço é acolhedor.”
Jgil95, pontuação: três pontos

“Já foi bom, agora está muito mau. Mau atendimento. Comida demasiado condimentada. Pedi uma sopa para os meus filhos e demorou uma eternidade s vir, o casal ao ao lado da nossa mesa reclamou que a sopa deles estava a demorar e a empregada disse que ainda iam fazer a sopa deles porque a nossa era de há 2 dias… As hambúrgueres demoraram muito tempo a vir e quando vieram quase não conseguimos comer pois sabiam muito a especiarias… Não recomendo e nunca mais volto.”
Paulo V, pontuação: dois pontos

“Não recomendo. Pão de alho congelado, hambúrguer banal acompanhamento horrível. Fiquei com fome. Não recomendo definitivamente.”
Vitor VR, pontuação: dois pontos

“Hambúrguer FRACO Serviço (tempo espera) Mau. Não se justifica ir comer os hambúrguer – não tem a qualidade de muitos outros locais onde se pode comer hambúrgueres. O tempo de espera é inacreditavelmente longo. Cadeiras com o estofo/pele rota e a espuma já não existe — assento é mau. É preciso mais simpatia e cuidado com o cliente, principalmente pela gerência. NÃO RECOMENDO.”
Nuno C, pontuação: um ponto

“Muito demorado e serviço confuso. Outrora afamada casa de hambúrgueres hoje perdeu o encanto… apesar do menu oferecer uma boa variedade de hambúrgueres diferentes o restaurante perde muito pelo serviço extremamente demorado (quase 40 minutos) para trazerem um hambúrguer, mesmo a casa não estando cheia. Engano nos pedidos e clima de discussão entre empregados e cozinha… salva-se pela qualidade dos hambúrgueres que não são maus…”
Pedro M, pontuação: dois pontos

“Péssimo. Péssima escolha, na zona do Campo Pequeno. O espaço é horrível, escuro e pouco cuidado e asseado. O serviço, para além de muito demorado, é super desorganizado. Estivemos cerca de uma hora à espera dos pedidos, sem sequer a casa estar cheia, o que não se justifica. As duas empregadas que nos atenderam mal falavam português, o que tornou a experiência ainda mais caótica. A comida deixa muito a desejar; doses mal servidas e de fraca qualidade. Para além disso, foi-nos servida uma sangria estragada: azeda é completamente impossível de beber. Os preços praticados são completamente desajustados, para completar o cenário. A não repetir.”
Dcarolina, pontuação: um ponto

“Sabor a queimado! Vim ao Apple House para participar no quizz e como o mesmo decorreu até à hora de jantar, aproveitei para comer algo, a francesinha foi a minha escolha. Uma péssima escolha da minha parte, só de pensar que fiquei contente quando me disseram que ainda tinham uma. O molho estava insonso e o pão estava queimado, o que fazia cada garfada ser um um-dó-li-tá de sabor a carne/queijo ou a queimado. O serviço foi lento, mas ainda dei a desculpa de ser a noite de quizz e a casa estar cheia, demasiado cheia, a sala estava abafada e não corria uma aragem. Sou capaz de voltar pelo quizz mas da próxima não toco na comida.”
Tnhmachado, pontuação: dois pontos

O que se diz de bem

“Vale pelas noites temáticas. O pão de alho é muito bom! Mas o mais interessante deste “bar” são as noites temáticas, em que a diversão é garantida!”
Silviaf0ns0, pontuação: três pontos

“Ótima qualidade. Estava em busca de um rodízio e pizza e a surpresa foi bastante agradável. Assim que chegamos no restaurante o dono perguntou a mim e a minha namorada se tinha algo que nós não gostávamos, para que não colocasse nas pizzas que seriam servidas em nossa mesa. Tanto o dono quanto a garçonete que nos atendeu foram bastante simpáticos. O rodízio foi composto com uma grande variedade de sabores, podendo pedir algum sabor específico do gosto do cliente, se preferir. Todas as pizzas foram trazidas bem rápido, assim que uma terminava, já tinha outra chegando à mesa. O preço foi bastante agradável e justo, sem ser caro e com uma comida de qualidade e super saborosa. Quem busca um rodízio para o fim de semana, esse é um excelente lugar para se reunir.”
Mauro S, Pontuação: cinco pontos

“Excelente ambiente e comida fantástica. Excelente ambiente e comida fantástica. Atendimento sempre fantástico, o dono, sempre atento ás necessidades mais básicas, sempre que posso janto lá, preços bastante acessíveis. O Rodízio de pizzas aos fins de semana sempre excelente.”
IsabelC4573, pontuação: cinco pontos

“Dias de semana. Bom ambiente, acolhedor e com comida excelente. Vou com frequência (semanalmente) e saio sempre satisfeito com acolhimento de dono ( julio) pessoal que atende e com a comida, sejam os hambúrgueres excelente, a francesinha até ao rodízio de pizas. Devem experimentar.”
Fernão Cardoso, pontuação: cinco pontos

“Formidável. Simplesmente um dos melhores hambúrgueres de Lisboa, atendimento excelente e uma casa muito simpática e acolhedora, ambiente muito familiar, super recomendo!”
Luciana S, pontuação: cinco pontos

“Perfeito restaurante de bairro. Pão caseiro, hamburguer a sério com boa carne, batatas fritas verdadeiras e um molho da casa delicioso … Eu comi o New York! Ambiente relaxado, muito simpático e tipico de bairro tradicional e acolhedor. Deve ser uma festa em dias de futebol (por agora festeja-se o Euro 2016). Gostei muito!”
Maria Helena M, pontuação: cinco pontos

“Para descontrair, jogar quiz e ver futebol Muito bom! Ótima cozinha e um serviço impecável! Recomendo os hambúrgueres e as pizzas. Os crepes também são deliciosos…”
Eduardo O, pontuação: cinco pontos

“Comida boa com atendimento impecável! Boa relação preço/qualidade. Atendimento atencioso e simpático. Ambiente familiar. A comida no geral estava muito boa, apenas no meu prato, Madras, o arroz estava um pouco seco. Sobremesas muito boas!”
Diana S, pontuação: quatro pontos

“Bons hambúrgueres. Os hambúrgueres são deliciosos especialmente o New York e vem acompanhado com batatas e molhos caseiros que são o máximo!”
Palmeloa, pontuação: quatro pontos

Zomato. 192 votos, pontuação média: 3,6

O que dizem de mal

“Mau demais para ser verdade. Fui com um grupo de amigos meus italianos e ao perguntarmos se as pizzas eram boas, o dono do estabelecimento perguntou nos a nossa nacionalidade. De seguida afirmou categoricamente que ‘a pior pizza que comi na vida foi em Itália’. Por mais que fosse verdade nunca poderia ter dito isso aos seus próprios clientes. Do jantar não tenho muito mais para acrescentar, pizzas de péssima qualidade (as congeladas do Pingo Doce conseguem ser melhor), sendo que uma delas veio queimada e o Hambúrguer que a minha namorada escolheu (New York) não estava no ponto que ela pediu. Aconselho-vos a gastarem o vosso dinheiro noutro lado, será melhor empregue.”
João Freitas, avaliação: 1

“A avaliar pela francesinha considero muito fraco em todos os aspetos (pão, molho,etc). A unica coisa boa eram as batatas fritas. Não aconselho.”
Ana Lúcia, avaliação: 1

“Péssima escolha, na zona do Campo Pequeno. O espaço é horrível, escuro e pouco cuidado e asseado.
O serviço, para além de muito demorado, é super desorganizado. Estivemos cerca de uma hora à espera dos pedidos, sem sequer a casa estar cheia, o que não se justifica. As duas empregadas que nos atenderam mal falavam português, o que tornou a experiência ainda mais caótica. A comida deixa muito a desejar; doses mal servidas e de fraca qualidade. Para além disso, foi-nos servida uma sangria estragada: azeda é completamente impossível de beber. Os preços praticados são completamente desajustados, para completar o cenário. A não repetir.”
Carolina Canha, avaliação: 1

“Esta é a primeira crítica que escrevo no Zomato. E não vai ser boa. De um jantar de aniversário de cerca de 20 pessoas, a opinião foi, em geral, a mesma: comida de qualidade duvidosa, atendimento desorganizado, numa casa que nem cheia estava. Com várias pessoas que mal tocaram na comida mas que por respeito também não se fizeram ouvir. A maior parte optou por hambúrgueres. Vendo que a primeira pessoa a comer se queixou, optei pelo bife (isto porque quando pedi, já tinha vindo o primeiro prato pela menos). Pensei, não há que enganar com um bife. Estava bem enganada. A carne cheia de nervuras e que parecia que tinha estado congelada imenso tempo. Doses pequeníssimas para os valores cobrados. Até pratos de sobremesa, para o bolo de aniversário, com visíveis marcas de sujidade. Infelizmente, uma experiência a não repetir, valeria a pena voltar apenas pelo quiz, que manteve a noite animada.”
Ana Márcia, avaliação 2

“Custa-me dar esta pontuação porque o empregado que nos atendeu era muito querido e atencioso… mas o espaço deixa muito a desejar… pedimos o rodízio de pizzas e foi-nos dito que não podíamos escolher as pizzas que queríamos, os ingredientes tinham de ser escolhidos pelo chef (o que não é agradável). Depois, as pizzas vinham com pouquíssimos ingredientes e dava a ideia que nos estavam a dar os restos dos ingredientes que tinham na cozinha… Na realidade seria mais um 2,5* pela simpatia do serviço.”
Mariana Freixo Nunes, avaliação: 2,5

“Infelizmente hoje não tenho boas notícias para contar…. Fui mais uma amiga comer um hambúrguer a este restaurante. Ela pediu o dela sem pão e batatas e perguntou se era possível cozer uns legumes à parte (foi mãe há pouco tempo e está a tentar ficar em forma). Foram à cozinha e disseram que sim. Muito bem, avancei com o meu pepino e optei pelo vegan. Não estava mau. Trazem o prato dela para mesa apenas com hambúrguer e cogumelos. Deduzimos que os legumes estariam a caminho… Face ao tempo esperado perguntámos novamente à empregada… Está diz que afinal não há legumes!!! Ficamos pasmadas. Aparece o “chef” e disse : eles na cozinha não sabem o que são legumes! Estivemos para vir embora mas depois a minha amiga acatou a vinda de uma salada mista para mesa. O hambúrguer dela já estava frio… Foi lamentável!! Cobrou-nos cerca de 15 euros pelos hambúrgueres e bebida… Diz que tirou da conta qualquer coisa mas pela pressa nem percebemos o que foi…Acho que teria sido simpático não lhe cobrar o prato dela… Enfim…”
Teresa Celestino, avaliação: 2

“Restaurante pequeno com um ambiente familiar. Fui num almoço de aniversário, não recomendo para esse tipo de situações. Pedi francesinha, com pão muito rijo, a pior que já comi, opinião partilhada por outra pessoa que também pediu. O serviço também não foi das melhores, com apenas duas pessoas, tentava chamar e ninguém olhava para nós. Sinceramente, há restaurantes melhores atendendo à relação qualidade/preço.”
Samuel Borges, avaliação: 2

“Muito a melhorar num restaurante que teve como grande saliência o hambúrguer com Chili !!!Tudo o que resta desses tempos é bastante sofrido … espaço, preços e atendimento onde Uber Eats também não ajuda nada na rapidez.”
O Guloso, avaliação: 2

“Não achei o restaurante nada de especial. Os hambúrgueres são bons, mas não divinais. O serviço foi muito monótono e nada personalizado. Tive de pagar água que vinha num jarro de vidro — era água de torneira? Se foi, pagar por isto é ridículo. O espaço é acolhedor.”
João Gil, avaliação: 2

O que se diz de bem 

“Se querem uma grande e deliciosa refeição, a Apple House é o sítio certo. Equipa simpática e hambúrgueres incríveis.”
Weber Lessa, avaliação: 5