O que é um corpo bonito? Enquanto pensa numa possível resposta, vamos contar-lhe a história de Brenda Stearns, uma mulher mexicana que se mudou para os Estados Unidos no início do milénio. Em outubro de 2009, uma mensagem escrita para o número errado resultou num encontro com um desconhecido. Um ano depois, Isaiah e Brenda casavam.

Do momento do casamento até começarem a constituir família foi um instante. O primeiro bebé nasceu em 2011, o segundo no ano seguinte. Ambos os partos foram de cesariana, o que deixou marcas no corpo de Brenda. Em 2014, 2015 e 2018 vieram mais três filhos, desta vez de parto natural, sem recurso a epidural.

Aos 32 anos, Brenda Stearns é uma mulher realizada. Tem cinco filhos saudáveis, um casamento feliz e uma conta de Instagram com quase 40 mil seguidores onde partilha as peripécias do dia a dia. É aqui também que partilha fotos do seu corpo pós-parto, com o objetivo de incentivar outras mulheres a amarem as suas novas figuras (im)perfeitas.

Maternidade partilhada. A mãe chama-se Isabel e o pai Daniela

Nem sempre é fácil. Em abril deste ano, Brenda contava ao “The Sun” que recebia mensagens de gozo, assim como comentários a dizer que o seu corpo era “nojento” e “feio”. Só que isso só a levava a querer ainda mais continuar: “Eles incentivam-se a publicar isto ainda mais vezes, até normalizarmos a verdadeira beleza do corpo de uma mãe”, disse.

Foi um caminho demorado. O nascimento do primeiro filho alterou o seu corpo por completo, e Brenda demorou mais tempo do que gostaria a voltar a gostar de si.

“O primeiro parto foi um pouco traumático. Acabei com uma cesariana de emergência que deixou uma enorme cicatriz na parte inferior do meu abdómen. A cada gravidez e nascimento, vinham mais mudanças. Só ao nascimento do meu quinto filho é que ganhei confiança para me amar.”

E continua: “Eu não gostei do que aconteceu com o meu corpo. As minhas mamas ficaram três vezes maiores, tinha estrias nas laterais do corpo, a minha barriga caiu. Eu simplesmente não me sentia bonita”.

Vendámos 5 mães e pedimos-lhe que encontrassem os filhos pelo cheiro

Tudo mudou com o nascimento do quinto filho. Porque é que não haveria de se amar, quando aquele corpo que tanto criticava lhe tinha dado cinco filhos lindos? Não é isso também sinal de um corpo bonito?

“Foram precisas cinco gestações, duas cesarianas, três partos naturais não medicados e cinco lindas e saudáveis crianças para perceber a profundidade da força e da beleza que o corpo de uma mulher possui”.

Mostramos-lhe 20 fotografias inspiradoras que Brenda Stearns partilha na página de Instagram She Plus Five.

20 fotos