No final de agosto deste ano, a família real britânica viu-se envolvida em mais um escândalo. Tinham sido descobertas ligações entre o príncipe André, um dos quatro filhos da rainha Isabel II, e Jeffrey Epstein, acusado de agressão e tráfico sexual. Começaram a ser divulgadas na imprensa fotografias do príncipe em mansões do empresário e a polémica rebentou. O pai de Eugenie e Beatrice viu-se obrigado a cancelar as suas presenças em eventos públicos nos dias seguintes.

Mais de dois meses depois de se ver envolvido nesta polémica, o príncipe André deu uma entrevista à “BBC 2” onde fala do porquê de ter ficado hospedado nas propriedades do empresário, depois de ter saído da prisão por pedofilia. E negou as acusações de que Epstein tinha coagido uma mulher para fazer sexo com ele em três ocasiões.

A entrevista será passada na íntegra este sábado, 16 de novembro, mas já se conhecem alguns excertos da mesma.

Príncipe André acusado de participar em orgia com nove jovens

“Era um lugar conveniente para ficar”, começou por explicar o duque de York a Emily Maitlis, a jornalista que conduziu a entrevista. “Passei isto em revista na minha mente muitas vezes. E no final do dia, fazendo uma retrospetiva, foi definitivamente a coisa errada de se fazer”, disse em relação ao ter ficado hospedado nas mansões de Epstein.

“Mas naquela altura pareceu-se ser a coisa honorável e certa a fazer e admito completamente que o meu juízo foi, provavelmente, talhado pela tendência em ser honorável, mas é o que é”, admitiu. “O problema foi que depois de ele ter sido condenado, eu fiquei com ele. Essa é a parte que me persegue todos os dias porque não era algo esperado para um membro da realeza”.

Ainda durante a entrevista, o príncipe André rejeitou as alegações de que tinha feito sexo com uma jovem de 17 anos, uma das alegadas vítimas de Epstein. O duque de York explica não se lembrar da jovem, ainda que existam fotografias em que abraça a vítima.

Do nascimento de Archie ao escândalo com o príncipe André. O ano da família real em revista

“Ela diz que se encontrou consigo em 2001. Também diz que jantou consigo e que dançaram juntos na discoteca Tramp, em Londres”, começa por dizer a jornalista. “Depois fez sexo consigo numa casa em Belgravia [uma zona de Londres] que pertencia a Ghislaine Maxwell, seu amigo. Qual é a sua resposta?”.

“Não me recordo de ter conhecido essa mulher, absolutamente nunca”, disse o príncipe. “Não se lembra de a ter conhecido?”, insistiu Maitils. “Não”, respondeu firmemente o filho de Isabel II.

A entrevista “Newsnight special: Prince Andrew & The Epstein Scandal” é emitida este sábado, 16 de novembro, no canal “BBC 2”, às 21 horas.