Foi em 2012 que a febre da roupa transparente começou. De repente, quase toda a gente saia de casa com uma blusa preta transparente com o sutiã à mostra. Mas tão rápido como ascendeu ao top das tendências, também a queda foi veloz. Uns anos depois, as transparências ficaram reservadas para as passerelles e para os looks mais extravagantes – e nem sempre bem conseguidos.

Depois de alguns anos de embaraço, as transparências voltam a ocupar o topo no que toca às peças mais fashionistas da estação. Em pleno 2019, as transparências democratizaram-se e já não precisa de sair à rua com a roupa interior à mostra. Há vestidos, que devem ser usados com roupa por baixo, camisolas com apontamentos transparentes e toda uma variedade de peças que deve experimentar.

A evolução do estilo de Raquel Strada em 37 looks

Quem não deixou passar esta tendência foram as famosas portuguesas. Cristina Ferreira, por exemplo, mostra ser fã acérrima de transparências, já que fez questão de apresentar o seu programa matinal com um vestido transparente (com um outro por baixo, claro) e com uma saia também ela transparente (e também ela com outra saia por baixo).

Da atriz Helena Isabel, passando por Maria Cerqueira Gomes e Diana Chaves, descubra como 14 famosas portuguesas usam as transparências.

14 fotos