Nunca os podcasts foram tão populares como agora e há cada vez mais pessoas a ouvi-los e a fazê-los. Ideias e vontade não faltam. Prova disso é o facto de, em novembro, chegar a Lisboa o primeiro festival inteiramente dedicado ao tema. O arranque está marcado já para 9 de novembro, às 10 horas, e promete gravações de episódios e tertúlias sobre o estado do meio.

Mais do que premiar os melhores podcasts portugueses, a ideia é também celebrar a comunidade de entusiastas e criadores numa tentativa de promover cada vez mais um meio que, nos últimos anos, tem sofrido um crescimento exponencial.

Para isso, a organização do Podes garante sessões em que os fãs vão poder ver gravações ao vivo de alguns dos seus podcasts favoritos. É o caso de "O Fred e a Inês Falam de Coisas", "Cada Um Sabe de Si", de Joana Azevedo e Diogo Beja, "Sozinho em Casa", do humorista Guilherme Geirinhas, ou até mesmo o do jornal "Fumaça".

É fã de histórias de crime reais? 10 podcasts que vai querer ouvir
É fã de histórias de crime reais? 10 podcasts que vai querer ouvir
Ver artigo

As sessões de conversas vão estar divididas entre a Faculdade de Belas Artes e a Fnac do Chiado, onde os visitantes vão poder conhecer a história do formato e a forma como tem evoluído nos últimos anos. Além disso, há ainda sessões de workshop preparadas para todos aqueles que estejam a pensar na criação do seu próprio podcast.

Desde dicas de storytelling, a formas de tratamento e edição de áudio, não vão faltar sessões de esclarecimento com quem mais percebe do assunto.

E porque ter um podcast não implica apenas ter uma ideia e gravá-la, há ainda que pensar em toda a divulgação e promoção do programa — que é abordada num workshop específico. E as sessões estão pensadas para todo o tipo de visitante, do iniciante ou mais experiente.

A programação completa do festival Podes está disponível para consulta no site oficial da organização, bem como as horas e os locais onde vão decorrer todas as sessões de gravações e discussão. A entrada é gratuita.