O cinema está repleto de momentos marcantes, prestações dignas de Óscares e histórias de bastidores que têm tanto de interessante como de insólito. E embora algumas dessas histórias tenham uma origem inusitada, outras surgem da necessidade que os atores sentem de tornar a narrativa o mais realista possível — mesmo que, por vezes, isso tenha consequências graves.

É o caso de “Rocky IV”, o filme de 1985 que opõe o pugilista Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a Drago (Dolph Lundgren), num combate sem precedentes até então no franchise da saga. Segundo consta, Stallone queria tornar os confrontos mais realistas e, para isso, pediu a Lundgren que o tentasse derrubar no ringue através de um knockout.

A revelação foi feita por Stallone em entrevista à Fox News. “Ele acertou-me com tanta força que o meu coração quase parou. Disse-lhe: ‘Porque é que não tentamos? Tenta derrubar-me [por knockout]. Deixa-te ir com toda a força que conseguires.’ Foi uma coisa muito estúpida de se dizer”, revelou.

O ator sueco acedeu: os golpes que desferiu em Stallone foram tão fortes que o ator foi encaminhado para o hospital de imediato. “A última coisa de que me lembro foi de estar num avião a caminho do hospital. Acabei internado na unidade de cuidados intensivos durante quatro dias”, continuou.

Mas este não é único filme a ter histórias graves. Em “Tubarão 2”, de 1978, o elenco entrou em pânico quando, durante a gravação de uma cena, viu tubarões verdadeiros a aproximarem-se e começaram a gritar. Problema? Naquele momento específico da cena, o argumento estipulava que os atores tinham de gritar e, por isso, demorou até que a restante equipa de produção se apercebesse de que o pânico era real.

8 séries de comédia que marcaram os anos 90 (e que pode ver em streaming)

Em “Homens e Feras”, de 1981, o realizador Noel Marshall quis usar leões verdadeiros durante as gravações e o resultado não podia ter sido mais desastroso: além dos vários estragos nos bastidores, grande parte da equipa acabou mordida e com ferimentos graves. Cerca de 38 anos depois da estreia em cinema, o filme ainda é considerado um dos mais perigosos de sempre.

Mas há outras produções com histórias de bastidores mais engraçadas e leves. Mostramos-lhe 15 vezes em que as coisas correram mal durante a rodagem de um filme.

15 fotos