Mais do que ter uma maquilhagem bem feita e que esconda imperfeições como borbulhas, manchas ou oleosidade, devemos cuidar da nossa pele para que seja saudável e bonita todo o ano. Nesta nova estação, que nos traz o tempo mais frio, a chuva, a humidade e o vento, reforça-se a importância de ter uma rotina de cuidado com a pele.

“Devemos ter, ao longo de todo o ano, uma rotina diária de cuidados de pele: limpar, tonificar, hidratar e proteger”, explica à MAGG Cátia Dias, beauty editor da Perfumes&Companhia e uma das autoras do blogue “Style it Up“: “Produtos de proteção solar para mim são fundamentais e acho que são o truque para uma pele sempre bonita, saudável e, sobretudo, para retardar o aparecimento das rugas”. 

No verão, quando está mais calor, a pele precisa de mais hidratação e a proteção solar deve ser mais reforçada porque os raios solares são mais intensos. Mas, ao longo de todo o ano, há uma exposição constante a este tipo de radiação e até a outras agressões do meio ambiente.

Cátia Dias - beauty editor da Perfumes&Companhia

No outono começa o frio e a chuva e, por norma, as pessoas estão mais próximas dos ar condicionados.”Isto prejudica bastante a pele, tornando-a mais seca, e portanto a utilização de máscaras é fundamental para não desidratar a pele”, explica Cátia Dias. “Fazer tratamentos para revitalizar a pele também é importante para podermos recuperar dos danos que sofremos no verão”.

Pele reativa ou sensível. Dermatologista explica o que deve (e não deve) fazer

Hoje em dia, com a imensidão de produtos de cosmética disponíveis, é necessários haver uma ordem ou sequência de aplicação para que sejam absorvidos corretamente pela pele — e para que produzam o efeito que se quer.

“Toda a minha vida, a minha rotina sempre incluiu um protetor solar e tenho sempre muitos cuidados com a pele. No dia a dia acho que menos é mais e se tivermos uma pele bonita e saudável, a maquilhagem só vai dar um toque final. Mas a pele tem de estar tratada por baixo da maquilhagem. Isto começa tudo com uma base que é ter estes cuidados diários, quer de dia, quer de noite”.

Mostramos-lhe as rotinas de cuidados de pele recomendadas pela beauty editor Cátia Dias, pela ordem que os produtos devem ser aplicados.

Rotina de dia

7 fotos

Cátia Dias explica que durante o dia há uma maior tendência para esconder as imperfeições com maquilhagem, mas que uma rotina de cuidados diários de pele pode prevenir, e até acabar, com essas imperfeições e tornar a pele mais bonita e saudável. “Uma boa rotina de pele pode mesmo retardar o aparecimento de rugas e manchas”, conta.

Rotina de noite

7 fotos

Cátia Dias explica que à noite se deve apostar em produtos mais potentes, com uma maior concentração de ingredientes e que podem realmente nutrir a pele. “Não é necessário usar um creme com proteção solar à noite, mas pode ser usado um creme mais forte, com uma textura mais cremosa, que seja mais hidratante, como por exemplo um óleo”, afirma.

A importância de adaptar os produtos ao estado da pele

“Além de adaptar a rotina à altura do dia, também é importante adaptar os produtos ao estado da pele”, afirma Cátia Dias. O tipo de pele de uma pessoa pode variar ao longo do ano, consoante as temperaturas, a humidade ou o stresse. Cátia Dias prefere adaptar os seus produtos de rotina diária ao seus estados de pele, que variam ao longo do ano.

A maneira mais eficaz de saber qual o seu estado de pele é fazer um diagnóstico numa loja com pessoal qualificado e que sabem exatamente que produtos deve usar para cada pele. “De forma geral podemos dizer que um bom hidratante deverá ter propriedades antioxidantes como a vitamina C, que previne o envelhecimento precoce, ou ácido hialurónico, que tem um alto poder de hidratação”, explica a beauty editor.

Ao contrário do que se possa pensar, Cátia Dias revela que as peles mistas ou oleosas também precisam de hidratação com produtos específicos que não provoquem acne e borbulhas. 

Por último, a blogger e beauty editor deixa um alerta: não faz sentido descuidar da rotina diária por causa do preço dos cosméticos. ” Hoje em dia, no ramo da cosmética, todos os produtos são bons”, garante. “Todas as empresas tentam ter o melhor produto e por isso, todos são excelentes. Normalmente as pessoas não sabem é o uso que lhes devem dar e não usam o produto certo para o seu estado de pele ou não sabem em que fase da sua rotina o usar. Mas se forem corretamente usados ou introduzidos na nossa rotina, temos resultados excelentes até com produtos de supermercado”.