Ter as unhas arranjadas não é tendência — faz, ou pelo menos devia fazer, parte da rotina de beleza de uma mulher, tanto como pentear o cabelo. Não precisam de estar pintadas ou de ter acessórios decorativos, basta estarem bonitas. Mas pintadas, claro, ganham outro ar.

Com a cada vez maior falta de tempo das mulheres para cuidarem delas próprias, passou a haver quem não se preocupe em arranjar as unhas. Outras já não vivem sem o gelinho ou o gel, que lhes permite passar mais tempo sem ter que ir à manicure.

No entanto, esta última prática pode não ser a melhor solução a longo prazo. Fala-se muito dos malefícios do verniz normal, do verniz de gel e das unhas de gel, apesar de não haver ainda nenhuma resposta concreta. O que muitas mulheres se queixam é que, de facto, as unhas ficam mais fracas. Isso faz com que muitas acabem por deixar de recorrer este método, o que não é necessariamente a solução.

Quem não tem tempo ou paciência para estar sempre a pintar as unhas com verniz normal (que normalmente dura poucos dias), tem nas unhas adesivas a fórmula mágica. E se ao ler isto pensou naquelas unhas postiças quadradas, maiores do que os dedos, com cola a sair por todo o lado, pode tirar essa imagem da cabeça.

As unhas com adesivo são a nova tendência para quem quer ter as unhas sempre impecáveis, sem precisar sair de casa ou de gastar muito dinheiro. Em poucos minutos, aplicam-se estes autocolantes por cima das unhas e estes podem durar até uma semana ou mais, dependendo de pessoa para pessoa.

Estas são as 14 tendências de unhas para este outono/inverno
Estas são as 14 tendências de unhas para este outono/inverno
Ver artigo

A grande vantagem, além do facto de se conseguir comprar kits com 24 unhas a 1,50€, é não ter de usar brocas, limas ou acetonas para retirar o verniz, que são outros dos culpados pelo enfraquecimento da unha. Basta puxar o adesivo e elas saem.

São já várias as marcas que vendem as chamadas Press On Nails, umas mais baratas do que outras, mas todas bastante acessíveis — pelo menos em comparação ao que se gasta na manicure. Há de diferentes formatos, mais redondas, quadradas, pontiagudas, há de várias cores, com brilho, matte, e até o clássico da manicure francesa, que volta esta estação a ser tendência.

Quem quiser dar um descanso às unhas, ao tempo e à carteira, pode experimentar uma destas 12 sugestões de unhas com adesivo, sendo que até nas unhas dos pés pode usar.