A experiência é aberta a qualquer pessoa e a organização garante que se trata de uma experiência única. Em conjunto com a Ocean Conservancy, a Airbnb anunciou esta terça-feira, 24 de setembro, o programa Período Sabático que está à procura de cinco pessoas para uma viagem científica à Antártida.

A experiência, que vai ser conduzida pela cientista Kirstie Jones-Williams, tem como objetivo recolher amostras de neve e estudar de que forma é que os microplásticos chegam ao interior da região. A ideia é contrariar a tese de que os humanos não têm impacto nas alterações climáticas. Como? Mostrando de que forma é que o uso do plástico noutros continentes pode poluir e contaminar um dos ecossistemas mais isolados do mundo.

O plano da viagem já é conhecido e começa em Punta Arenas, no Chile, onde cada voluntário vai ter acesso a uma formação intensiva em cursos de Glaciologia para aprender a recolher e analisar amostras durante a experiência científica.

Crónica. Não vai conseguir acabar com o plástico da noite para o dia, ok?
Crónica. Não vai conseguir acabar com o plástico da noite para o dia, ok?
Ver artigo

Terminada esta primeira fase, segue-se o voo para Antártida onde tem início a missão — que passa pelo Polo Sul e outros locais emblemáticos da região que vai pode explorar.

A viagem deverá durar cerca de um mês e os voluntários não vão receber nenhuma compensação ou salário durante a experiência. Apesar disso, a organização garante cobrir todas as despesas durante a experiência — como a deslocação, o alojamento e a alimentação.

Para concorrer a uma das cinco vagas, basta aceder à página oficial do programa e preencher o formulário. O único requisito é que, além de ser maior de 18 anos, esteja disponível para viajar entre novembro e dezembro. As candidaturas estão abertas até 8 de outubro.