Se antes só se conseguiam registar imagens incríveis com máquinas fotográficas convencionais, muito elaboradas e dispendiosas, agora já não é assim. As marcas de smartphones preocupam-se cada vez mais em apresentar dispositivos com grande qualidade de fotografia, de tal forma que até já pomos de lado as câmaras em detrimento dos telemóveis.

A fotografia deixou de estar presa ao fotógrafo e passou a estar à (curta) distância de todos, e é isso mesmo que o concurso iPhone Photography Awards (IPPAwards) tem vindo a promover. A competição, que nasceu em 2007, já vai na 12.ª edição e tem dado a oportunidade a todos (ou pelo menos àqueles que têm um iPhone) de lutarem pelo título de Fotógrafo do Ano, uma das categorias do concurso.

Para além desta classificação, que conta com a atribuição de primeiro, segundo e terceiro lugar, existe ainda uma outra distinção: The Grand Prize Winner and Photographer of the Year Award (algo como vencedor do grande prémio e fotógrafo do ano) é o grande prémio desta competição.

Sabe qual foi a primeira fotografia partilhada no Instagram?

Em 2019, este prémio “grand prize” foi atribuído à italiana Gabriella Cigliano, uma apaixonada por viagens (tal como se descreve no perfil do site da competição), que apresentou a foto “Irmã mais velha”. Na descrição que acompanha a imagem, Gabriella conta que a fotografia foi tirada em Zanzibar, depois de ter passado um mês a dar aulas em Wasa, na Tanzânia.

4 fotos

Na categoria de Fotógrafo do Ano, o vencedor é português: o primeiro lugar foi atribuído ao arquiteto português Diogo Lage. A fotografia “Mar às Riscas”, merecedora da distinção, foi tirada na praia de Santa Rita, em Torres Vedras, e Diogo descreve as barracas com listas que fotografou como uma das imagens mais características das praias portuguesas.

Para concorrer, os utilizadores só têm de corresponder a alguns critérios: fotografar com um iPhone ou iPad, não usar programas de edição de imagem (como o Photoshop, por exemplo), enquadrar-se numa das categorias a concurso, desde o abstrato ao retrato, e claro, gostar de fotografar.

As candidaturas para a edição de 2020 dos IPPAwards já estão abertas — basta consultar o site oficial do concurso.