Foi no dia 2 de julho que a Barkyn, uma empresa que disponibiliza diferentes serviços para cães, desde alimentação a cuidados veterinários, se tornou na primeira em Portugal a conceder licença de maternidade paga aos colaboradores que decidirem adotar um destes animais.

Os serviços da Barkyn vão desde a comida até ao veterinário

Mostrar Esconder

Caso seja dono de um cão, para tirar proveito dos serviços disponibilizados pela Barkyn pode aderir a um dos planos de subscrição personalizados com uma taxa mensal fixa entre os 25€ e os 50€. Isto inclui tudo o que seu cão precisa, desde ração para o mês, mimos (como snacks e brinquedos adaptados ao animal) e uma médica veterinária online, que se encontra sempre disponível.

Com sede no Porto, a start-up portuguesa fundada por André Jordão e Ricardo Macedo defende que os cães também fazem parte do núcleo familiar, uma componente que aqui é muito valorizada. É que, como os bebés, os animais dão trabalho: precisam de ser educados, sendo que, quanto mais acompanhados forem numa fase inicial, mais facilmente assimilam as regras.

Como é que se concede esta licença? Assim que os colaboradores decidirem que vão ter um cão, basta informarem a empresa para terem “direito a uma semana de férias pagas”, explica André Jordão à MAGG. “Nesse período, têm acesso a descontos no que for preciso para os cuidados dos animais. Além disso, têm ainda veterinários disponíveis a tempo real, nomeadamente a doutora Daniela e a doutora Inês.”

Este foi sempre o propósito da Barkyn, criada em 2017: “O nosso objetivo foi sempre facilitar a vida da nossa equipa e colaboradores, conseguindo um bom equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Quando alguém pretende adotar um cão, nós suportamos as mudanças que são necessárias”.

Estudo diz que os donos de cães são mais felizes do que os de gatos

Tanto assim é que, para ajudar a fortalecer o tempo de qualidade entre os donos e os animais, André Jordão e Ricardo Macedo lançaram a iniciativa que integra a política pet-friendly e family-friendly da Barkyn. “Neste momento já somos mais cães do que pessoas na empresa. Posso dizer que cerca de 80% dos colaboradores têm em média mais do que um cão”.

A Barkyn está presente em três países da Europa: Portugal, Espanha e Itália. Vende cerca de 40 toneladas de comida canina por mês para vários países na Europa e conta com mais de 25 colaboradores.