Foi no dia 2 de julho que a Barkyn, uma empresa que disponibiliza diferentes serviços para cães, desde alimentação a cuidados veterinários, se tornou na primeira em Portugal a conceder licença de maternidade paga aos colaboradores que decidirem adotar um destes animais.

Caso seja dono de um cão, para tirar proveito dos serviços disponibilizados pela Barkyn pode aderir a um dos planos de subscrição personalizados com uma taxa mensal fixa entre os 25€ e os 50€. Isto inclui tudo o que seu cão precisa, desde ração para o mês, mimos (como snacks e brinquedos adaptados ao animal) e uma médica veterinária online, que se encontra sempre disponível.

Com sede no Porto, a start-up portuguesa fundada por André Jordão e Ricardo Macedo defende que os cães também fazem parte do núcleo familiar, uma componente que aqui é muito valorizada. É que, como os bebés, os animais dão trabalho: precisam de ser educados, sendo que, quanto mais acompanhados forem numa fase inicial, mais facilmente assimilam as regras.

Como é que se concede esta licença? Assim que os colaboradores decidirem que vão ter um cão, basta informarem a empresa para terem "direito a uma semana de férias pagas", explica André Jordão à MAGG. "Nesse período, têm acesso a descontos no que for preciso para os cuidados dos animais. Além disso, têm ainda veterinários disponíveis a tempo real, nomeadamente a doutora Daniela e a doutora Inês."

Este foi sempre o propósito da Barkyn, criada em 2017: “O nosso objetivo foi sempre facilitar a vida da nossa equipa e colaboradores, conseguindo um bom equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Quando alguém pretende adotar um cão, nós suportamos as mudanças que são necessárias”.

Estudo diz que os donos de cães são mais felizes do que os de gatos
Estudo diz que os donos de cães são mais felizes do que os de gatos
Ver artigo

Tanto assim é que, para ajudar a fortalecer o tempo de qualidade entre os donos e os animais, André Jordão e Ricardo Macedo lançaram a iniciativa que integra a política pet-friendly e family-friendly da Barkyn. “Neste momento já somos mais cães do que pessoas na empresa. Posso dizer que cerca de 80% dos colaboradores têm em média mais do que um cão”.

A Barkyn está presente em três países da Europa: Portugal, Espanha e Itália. Vende cerca de 40 toneladas de comida canina por mês para vários países na Europa e conta com mais de 25 colaboradores.