Já se imaginou a escalar uma montanha com mais de 900 metros? O vento, a adrenalina, o esforço, o cansaço e, no final, mas depois a recompensa em forma de paisagem. Agora imagine o que é alcançar isso tudo com apenas 10 anos.

Na passada quarta-feira, 12 de junho, Selah Shneiter, de 10 anos, tornou-se na pessoa mais jovem de sempre a escalar o El Capitan — uma montanha com mais de 900 metros de altura no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, Estados Unidos. Em apenas cinco dias, a menina alcançou o topo da montanha depois de ter feito a chamada “Rota do Nariz”.

“Depois de cinco dias no El Cap, a nossa filha de dez anos chegou ao topo, cumprindo um objetivo de longa data para o qual ela tinha trabalhado no duro”, escreveu o pai de Selah através da conta de Instagram da sua empresa de escalada.

Donald Trump promete curar o cancro, acabar com a SIDA nos EUA e ainda fala de uma aterragem em Marte

De acordo com a revista “Insider“, a criança — acompanhada pelo pai, que é um alpinista profissional, e por um amigo do pai — esteve naquela montanha desde 7 de junho. Para dormir, o trio de aventureiros utilizava um portaledge — uma plataforma que fica suspensa pelas cordas utilizadas para escalar.

Este ponto alto do Parque Nacional de Yosemite, ficou conhecido por aparentemente ser impossível escalá-lo. Mas nos últimos anos, vários são os alpinistas que se aventuram por lá. Em declarações ao “ABC30 News“, a pequena Selah não achou que tivesse sido difícil.

“No geral não havia necessariamente uma parte difícil, porque em cada parte havia algo que era fácil e algo que era difícil e algo intermédio”, afirmou após a escalada.

Marta festejou um golo pela igualdade de género — mas esta sua luta é antiga

Esta rota já é bastante conhecida da família Shneiter. Foi lá que, há 15 anos, o pai Mike Shneiter se apaixonou pela mãe, Joy, enquanto escalavam o El Capitan. Segundo a revista “Outside“, a mãe de Selah ficou bastante orgulhosa da filha.

“Eu estava preocupada com a sua capacidade de fazer tanto trabalho com um corpo tão pequeno. Mas eu sabia que Mike a ia manter segura. Estou muito orgulhosa dela“, revelou.

Desta forma, a menina de apenas 10 anos bateu o anterior recorde que pertencia a Scott Cory. Segundo a mesma revista, o rapaz de apenas 11 anos terá escalado a montanha duas vezes em 2001.