Foi há exatamente 36 anos que ficou completa a instalação “Surrounded Islands”, criada pelo casal de artistas Christo e Jeanne-Claude, na Baía da Biscaia, em Miami. A 7 de maio, 11 ilhas situadas nesta região foram circundadas com 600 mil metros quadrados de tecido polipropileno rosa flutuante, cobrindo a superfície da água em mais de 50 metros à volta de cada ilha. O tecido foi costurado em 79 padrões para seguir os contornos das 11 ilhas.

14 fotos

Desde 1981 que dois advogados, um engenheiro naval, quatro engenheiros consultores, um empreiteiro, uma bióloga, dois ornitólogos e um especialista em mamíferos estavam a trabalhar na preparação das “Surrounded Islands”. As equipas marítimas e terrestres organizaram sessões de limpeza dos lixos e detritos presentes nas 11 ilhas, tendo removido um peso total de cerca de quarenta toneladas, desde portas de frigoríficos, pneus, eletrodomésticos, colchões e até um barco abandonado.

Está a chegar a Lisboa a primeira exposição de Banksy

Foram necessárias inúmeras licenças para o projeto ser aprovado, como por exemplo a emitida pelo Governador da Flórida, da Comissão do Condado de Dade, do Departamento de Regulamentação Ambiental, da Comissão da Sociedade de Miami, de Miami North, de Miami Shores, do corpo de engenheiros do exército dos EUA e do Departamento de Gestão de Recursos Ambientais do Condado de Dade.

Tal como em muitos dos anteriores projetos dos artistas Christo e Jeanne-Claude, o “Surrounded Islands” foi inteiramente financiado pelos mesmos, quer através da venda de trabalhos artísticos prévios, quer de desenhos preparatórios e colagens do projeto. Os artistas não aceitaram patrocínios de nenhum género, e em maio de 1983, uma força de trabalho composta por 430 pessoas começou a fazer florescer o tecido cor de rosa.

O casal de artistas, Christo e Jeanne-Claude

As 11 ilhas escolhidas para o projeto, já cercadas por toneladas de tecido rosa flutuante, eram vigiadas dia e noite por 120 monitores instalados em barcos insufláveis, assumindo-se como uma obra de arte que sublinhava os vários elementos que regem o modo pelo qual as pessoas de Miami vivem entre a terra e o mar.

Tudo o que é artesanato português está no Portugal Manual

As “Surrounded Islands” demoraram cerca de três anos a serem concebidas (entre 1980 e 1983), e sobreviveram durante apenas duas semanas. Foram vistas, abordadas e contempladas pelo público a partir de edifícios, estradas, barcos e até aviões e helicópteros. A cor rosa cintilante estava em completa harmonia com a vegetação tropical das ilhas desabitadas, a luz do céu de Miami e as cores das águas rasas da Baía da Biscaia.

6 fotos

Os artistas Christo e Jeanne-Claude têm continuado a desenvolver inúmeras obras ao longo dos anos, salientando-se como a mais recente “The Foating Piers” (Lake Iseo, Italy, 2014-2016). Neste momento, o casal encontra-se a trabalhar em dois projetos diferentes: “L’Arc de Triomphe Wrapped”, que passa pela utilização de uma técnica já habitual dos artistas, que consiste no envolvimento de monumentos importantes com enormes e majestosas lonas brancas, e neste caso, o monumento envolvido será o inconfundível Arco do Triunfo.

O segundo projeto, e certamente o mais ambicioso, apelida-se por “The Mastaba” e foi concebido em 1977 para Abu Dhabi. Corresponde à construção da maior escultura já erguida em todo o mundo, que será edificada com recurso a 410,000 barris multi-coloridos, de modo a formar um mosaico de cores brilhantes, refletindo e enaltecendo as matises da arquitetura islâmica.

6 fotos