Para a grande maioria das pessoas, escolher uma pasta de dentes é tão simples quanto optar pelo sabor, pela que diz que branqueia mais ou até pela que está em promoção. Mas e o rótulo? Será que não devíamos ter em atenção as propriedades de cada uma destas opções?

Quando Monique Altamirano comprou a pasta de dentes que havia sido receitada especialmente para a sua filha Denise, de 11 anos, nunca imaginou o que poderia acontecer.

A criança tinha uma alergia grave a lactose, o que sempre fez com que os pais tivessem que ter em atenção todos os rótulos, para garantir que não havia qualquer vestígio de leite ou derivados. Infelizmente, isso não aconteceu com a pasta de dentes que lhe compraram — não só por ser uma pasta de dentes, mas também por lhe ter sido receitada pelo dentista.

A criança de 11 anos acabou por morrer depois de usar a pasta de dentes que tinha vestígios da proteína do leite. Ainda lhe deram uma injeção de adrenalina, mas a reação alérgica foi fatal.

Michael Phelps explica aos pais como devem ensinar os filhos a nadar
Michael Phelps explica aos pais como devem ensinar os filhos a nadar
Ver artigo

David Stukis, alergologista pediátrico, explicou à "CNN" que este é um caso muito raro e que, por isso, os pais não devem ficar alarmados. "É a primeira vez que ouço algo do género. Pessoas com alergias alimentares têm uma maior probabilidade de serem atingidas por um raio do que de morrer com uma reação alérgica à comida."

Para este médico, porém, estas fatalidades, ainda que raras, servem para lembrar as pessoas da gravidade das alergias alimentares e de que estas devem ser levadas a sério. E aconselha ainda a que quem sofre destes problemas que leia sempre bem os rótulos e tenha sempre disponível uma injeção de adrenalina.

Desde a morte de Denise, que aconteceu neste mês de abril, já foram angariados mais de 10 mil dólares (quase 9 mil euros) para os custos do funeral, através da página GoFundMe criada pelo tio.