Passavam alguns minutos das 9 da manhã quando as seis Fashion Crashers Redken chegaram ao backstage do Portugal Fashion. Durante aquele dia, Mel Jordão, Inês Mocho, Raquel Guerreiro, Bárbara Inês, Roxy e Inês Franco (Blanche) tinham uma missão: invadir a passerelle, o backstage e outros espaços da Alfândega do Porto durante o evento.

Para isso prepararam-se a rigor. Primeiro, usaram algumas peças de criadores que iam apresentar as suas propostas naquele dia, como foi o caso de Susana Bettencourt, desfile ao qual assistiram da primeira fila. Depois, foram penteadas no backstage pelos profissionais Redken, liderados por Vasco Freitas, a mente criativa por detrás das grandes tendências de cabelos apresentadas no Portugal Fashion.

Cada uma das seis influenciadoras usou um penteado inspirado num dos desfiles do Portugal Fashion. Inês Mocho, que encontrámos a dar algumas dicas de maquilhagem no backstage, saiu da cadeira de Daniel Pereira, Angélica Margarida e Joana Freitas com um estilo sleek back e efeito molhado, tal como se viu no desfile de Pé de Chumbo.

4 fotos

“Acho que há penteados que estão conectados com algum estilo em específico, mas não é o caso deste”, explica a maquilhadora. “Quando olho para ele percebo que é muito versátil e tanto pode ser usado com um estilo preppy chic, como se viu no desfile, como facilmente se adapta a um look mais rocker chic.”

Bárbara Inês ainda estava a terminar o penteado, aplicando o spray Shine Flash 02 de Redken, para dar um brilho extra ao cabelo, quando a encontrámos. O look, criado por Susana Lopes e inspirado nas propostas de Miguel Vieira, tinha um aspeto messy hair onde a franja surgia bem destacada.

4 fotos

“Adoro tudo neste visual porque é muito o meu estilo de dia a dia”, diz Bárbara. “Ontem fui ao cabeleireiro fazer uma mudança e sai de lá praticamente igual ao que estou hoje. É mesmo a minha cara.”

Já Roxy escolheu usar um estilo inspirado no desfile de Inês Torcato, onde várias modelos surgiram com este penteado. As boxers braids criadas por Anna Santos e Beta Lopes, garante Roxy, combinam na perfeição com as peças de Alexandra Moura que estava a usar.

4 fotos

“Acho que dão muita atitude e destaque ao visual”, diz, garantindo que usaria este penteado em qualquer ocasião. “Sinto que se adapta a um look mais urbano mas também pode ser muito elegante para usar numa situação mais romântica ou formal.”

Entre correrias de backstage, encontrámos Mel Jordão que decidiu tornar o seu penteado diferente e juntar à textura, conseguida graças ao spray Pillow Proof de Redken, os ganchos que usou durante o processo, uma das grandes tendências da estação. Criado por Sofia Couto, o estilo baseado na apresentação de Diogo Miranda voltaria a ser uma opção para a maquilhadora.

4 fotos

“Gosto muito do look vintage e adoro estes ganchos porque acho que lhe dão um aspeto mais atual”, explica a maquilhadora. “Estes ganchos até funcionam com qualquer look, mesmo com um estilo mais clássico.”

Inês (Blanche) Franco, criadora da marca de swimwear VOKE, apostou num coque com bastante textura, que Maria Lourenço e Orquídea Costa conseguiram obter com a ajuda do pó texturizante Powder Grip.

4 fotos

“Gosto de usar looks despretensiosos como este”, diz Inês, falando do look inspirado no desfile de TM Collection. “Como é messy acho que fica bem com quase tudo, até quando estamos mais compostas acaba por cortar o ar sério do visual.”

Com um vestido largo em tons terra e o cabelo com efeito messy, Raquel Guerreiro confessa que o penteado feito por Sónia Silva é tal e qual o estilo que usa diariamente. As ondas definidas, graças ao spray Wind Up —Curvaceous, foram criadas com base no desfile de Nuno Baltazar onde o cabelo surgiu ligeiramente preso, mas descontraído.

4 fotos

“Este é o meu penteado diário, só que hoje está ligeiramente mais arranjado”, conta Raquel. “Para mim, funciona com qualquer estilo, até nos looks mais clássicos porque os torna mais misteriosos.”