Aprender uma língua nova pode ser um desafio mais ou menos complicado e que dependerá sempre do tempo disponível, que atualmente é cada vez mais reduzido e tem de ser repartido pelas várias atividades diárias — como o trabalho, as lides domésticas, os estudos ou os filhos.

Foi a pensar nisso que a Dioco, uma empresa especializada em software, criou uma ferramenta para ajudar os amantes de séries e filmes a aprender línguas novas enquanto fazem maratonas na Netflix.

Numa altura em que a plataforma de streaming tem cada vez mais produções internacionais, como é o caso de "Roma", "Narcos", "Jogos Sagrados" ou "Dark", o difícil é saber para que produção se vira primeiro. Mas seja qual for a que escolher, será sempre compatível esta nova funcionalidade.

Os 50 melhores filmes da Netflix, segundo os utilizadores do IMDb
Os 50 melhores filmes da Netflix, segundo os utilizadores do IMDb
Ver artigo

Chama-se Language Learning With Netflix que, traduzindo para português, significa aprender uma língua com a Netflix. E é isso mesmo a que se propõe — e o método de funcionamento não podia ser mais simples.

A ferramenta está disponível em formato de extensão para o navegador Google Chrome e pode ser descarregada gratuitamente através da página oficial. Depois disso, basta escolher um filme ou uma série, abrir as definições de legendas e escolher as várias línguas que quer aprender.

Isto permite-lhe, por exemplo, ver a série indiana "Jogos Sagrados" com legendas em hindi. Durante a sessão, vão ser apresentadas dois tipos de traduções.

20 melhores séries originais da Netflix, segundo os utilizadores do IMDb
20 melhores séries originais da Netflix, segundo os utilizadores do IMDb
Ver artigo

Uma é literal, para o ajudar a entender a estrutura frásica e a semântica da língua, e outra é feita por tradutores especializados — onde são explicadas expressões idiomáticas ou até mesmo o calão.

Além disso, a ferramenta permite-lhe ainda filtrar o tipo de legenda em três graus diferentes consoante a sua proficiência numa determinada língua: principiante, médio e avançado.

Por só estar disponível através do Google Chrome, esta ferramenta não pode ser usada nas aplicações móveis da Netflix. No entanto, e segundo os responsáveis, durante este ano serão anunciadas novas funcionalidades.