Sono dos bebés. “Se deixarmos a criança sozinha, pode assustar-se muito”

O neuropsicólogo Álvaro Bilbao lançou o livro "Todos para a Cama" com conselhos sobre como adormecer os bebés. A MAGG falou com ele.

Não é boa ideia deixar as crianças chorar

É uma das questões que atormenta mais os pais quando o assunto é o sono dos bebés: afinal devemos ou não deixá-los sozinhos no quarto até adormecerem? Então e a música, pode ser uma ajuda? E é preferível passarem o mais rápido possível para um quarto sozinhos? Chegou a hora da mama — devemos acordá-los ou é melhor deixá-los dormir?

São muitas as dúvidas que os pais têm quando se trata do sono dos seus bebés. O sono das crianças e dos pais têm ritmos diferentes e desencontrados, o que às vezes transforma as noites num desafio — desesperante —, durante meses, ou até mesmo anos.

Hábitos simples, como a preparação do quarto onde a criança vai adormecer ou dos objetos que irá usar (a fralda, por exemplo) são pequenos passos que poderão fazer toda a diferença nas suas noites. Álvaro Bilbao, neuropsicólogo espanhol, lançou o livro “Todos para a Cama“, que chegou a Portugal no dia 6 de março, onde explica o que se deve ou não fazer quando se trata de ajudar a adormecer os nossos filhos.

Segundo Álvaro Bilbao, muitos pais acreditam que só há duas maneiras para adormecer os bebés: uma é deixá-los a chorar, a outra é metê-los na cama com os pais. Na opinião do neuropsicólogo, porém, nenhuma das duas é “uma solução completa”.

Devemos deixar a criança a chorar sozinha?
Não, eu acredito que não, e a Associação Americana de Psicologia também acredita que não. Se deixarmos a criança sozinha, pode assustar-se muito, e enquanto chora, tem direito a chorar, porque uma criança pequena não sabe que os pais estão noutro compartimento da casa. Portanto, é bom que a criança chore mas que vamos ao seu encontro. É importante ter uma rotina que ajude a criança a saber que é hora de dormir e que ajude a prepará-lo para dormir.

E o que fazer nessa rotina?
Dentro dessa rotina introduzem-se algumas questões que são importantes como tentar uma leitura, regularizar a luz e a quantidade de estímulos. É também importante que a criança acabe a dormir sozinha, pois as crianças que dormem sozinhas dormem melhor.

É suposto as crianças pequenas dormirem uma noite completa?
Quando os bebés são muito pequenos, vão dormir quando têm sono, e não interessa se é de dia ou noite, que haja barulho ou não. É normal. Pouco a pouco, a criança vai adaptar o seu ritmo de sono ao ritmo de sono dos pais — mais horas de noite, menos horas de dia.

Álvaro Bilbao é neuropsicólogo e tem 3 filhos

Quando é que as crianças devem dormir sozinhas?
Pouco a pouco, fechando as persianas de noite, abrindo de dia. A partir dos 6 a 9 meses de idade, a criança já deve dormir mais vezes durante a noite e sozinha.

E o que se deve fazer quando os bebés não dormem mesmo?
Normalmente, as crianças que parecem que não dormem são crianças que dormem quando estão a mamar, ou seja, dormem enquanto comem. Assim, podem dormir muitas horas durante o dia. É importante ter rotinas estáveis para que as crianças aprendam a dormir e é importante respeitar os ciclos de sono da criança. Se está a dormir, não vamos acordá-lo. Nem sequer para comer.

Então, se for hora de mamar, não devemos acordar a criança?
Não. Quando as crianças estão a mamar é porque querem, porque têm fome. Se a criança não está a pedir e está a dormir é porque não quer comer. E, da mesma maneira, se acorda antes e quer comer, devemos fazê-lo. O importante é não interromper os ciclos de sono do bebé.

A música é importante?
Não, alguns estudos falam de ruídos brancos, que pensam ser bons para as crianças dormirem melhor. A música agrada a alguns bebés, a outros não. Não é um fator muito importante.

"Todos para a Cama" custa 13,95€ na Wook

Que características deve ter o sítio onde o bebé dorme?
O quarto deve ser seguro, sendo importante que não haja objetos dentro do berço, porque as crianças podem aleijar-se. Se já dormirem na cama é importante que esta não esteja junto à parede, e não devem dormir sozinhas num sofá — são situações que podem causar a morte súbita.

Sendo assim, que mais é que não se deve fazer quando se trata de adormecer os nossos bebés?
Se dormirmos na cama com os nossos filhos, há que ter em mente um variado número de fatores: 1) os pais não fumarem; 2) os pais não terem sobrepeso, obesidade; 3) os pais não tomarem medicação nem beberem álcool; e 4) dormir num colchão firme e nunca num sofá ou num colchão de água.

Que conselho quer deixar então aos pais, quando adormecem os seus bebés?
As crianças devem começar a dormir no quarto dos pais, sempre, nos primeiros meses de vida, num berço pegado a cama. A partir dos seis meses, devem deixá-los noutro quarto, mas ir sempre ao seu encontro quando choram, e não dizer “dorme” e ir embora.

Há que acompanhar a criança, dando carinhos, ou simplesmente estar sentado à espera que adormeça. Tudo isso ajuda a saber que estamos perto. No livro falo do porquê de muitas crianças pedirem um copo de água antes de adormecer. As crianças nunca têm sede durante o dia, mas à noite pedem um copo de água, só porque querem saber que os pais vão atendê-los quando precisam de algo.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]