As 30 frases mais marcantes do ex-diretor executivo da Ryanair

"Os alemães vão ter de rastejar nus por cima de vidro partido para conseguir tarifas baixas", disse Michael O’Leary. Há mais.

O ex-diretor da companhia aérea irlandesa ficou conhecido por diversas declarações polémicas que fez ao longo dos 30 anos em que liderou a Ryanair

AFP/Getty Images

Depois de 30 anos como diretor executivo da Ryanair, Michael O’Leary anunciou esta sexta-feira, 8 de março, que vai deixar a liderança da companhia aérea irlandesa.

Conforme avança o “Observador“, Michael O’Leary assumiu responsabilidades em algumas das polémicas que envolveram e prejudicaram a reputação da Ryanair nos últimos anos. Esse foi mesmo o motivo para se ter demitido.

“Um dos pontos negativos da Ryanair é a sua associação a mim. Sou um alvo fácil. Boa parte da imagem negativa atribuída à Ryanair deve-se a algo estúpido que disse há 25 anos.”

Michael O’Leary, que vai agora supervisionar a gestão dos presidentes executivos de quatro empresas filiais da Ryanair, ficou conhecido por diversas declarações que fez ao longo dos 30 anos que esteve à frente da companhia aérea de baixo custo. Recorde algumas das frases mais marcantes.

  1. Em dezembro de 2017, na sua conta de Twitter, disse: “Se as vendas de bebidas estão a descer, fazemos com que os pilotos projetem um pouco de turbulência. Isso geralmente aumenta as vendas.”
  2. Em outubro de 2016, escreveu no Twitter: “Quando a nossa geração crescer, ficaremos impossibilitados de conseguir arranjar um emprego, já que são levados pelos imigrantes que o fazem por menos [dinheiro].”
  3. “Fico feliz por sairmos da União Europeia depois de todos os ataques franceses e alemães. Poderemos impedir a entrada de criminosos e de imigrantes”, publicou a 26 de julho de 2016.
  4. Em maio de 2016 disse no Twitter: “#Brexit — serviços públicos estão a fechar devido aos imigrantes, perdas de empregos, nenhum controlo sobre as fronteiras, edifícios a converterem-se em apartamentos para os abrigar.”
  5. Numa entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, em 2011, Michael O’Leary declarou:  “Os franceses nunca produziram um grande filósofo. Grande vinho, talvez, mas não grandes filósofos.”
  6. Também: “Nada destrói o meio ambiente como duas guerras mundiais. A ideia de que estamos a destruir o meio ambiente é absurda. O meu gado provavelmente provoca mais emissões de carbono do que a minha frota de aviões.”
  7. E ainda: “Desde que Thatcher e Reagan saíram do panorama político em tão tenra idade, nunca mais admirei qualquer político. Os governos, desde então, desperdiçaram dinheiro no sistema nacional de saúde e em todas essas outras organizações inúteis. Os governos nunca criam empregos — eles deveriam simplesmente sair.”
  8. “Gostaria de alguém que tenha o oposto do meu conjunto de habilidades limitadas. Alguém feminino, empático, atencioso, gentil, ao contrário de um bastardo voraz como eu”, disse ao jornal britânico “The Independent”, acerca da sua demissão do cargo de diretor executivo.
  9. Sobre os passageiros que se esquecem de imprimir os bilhetes de embarque disse: “Achamos que deveriam pagar 60€ por serem tão estúpidos”, disse Michael O’Leary, de acordo com o “The Guardian”.
  10. Numa conferência de imprensa onde iriam ser anunciados os resultados anuais da Ryanair, afirmou: “Estou aqui com Howard Millar e Michael Cawley, os nossos dois vice chefes-executivos. Mas eles estão a fazer amor nas casas de banho dos homens, tal é a excitação com os resultados de hoje.”
  11. “Porque é que estamos a transportar 81 milhões de passageiros se estamos tão terríveis? Temos as tarifas mais baixas, temos aviões novinhos em folha, temos os voos mais pontuais. Parece uma merda de uma sessão Mormon Moonie, mas nós fazemos.”
  12. Aquando da fusão das companhias aéreas British Airways e Iberia: “Faz-me lembrar dois bêbados recostados um no outro.”
  13. Afirmou ainda: “O staff é geralmente o maior custo. Todos nós empregamos alguns bastardos preguiçosos que precisam de um pontapé no rabo, mas ninguém quer admitir isso.”
  14. “Sou o chefe mais mal pago e subvalorizado da Europa. Pagam-me cerca de 20 vezes mais do que a um empregado médio da Ryanair e acho que a diferença devia ser maior.”
  15. “As pessoas veem-me como Jesus, super-homem ou uma merda odiosa. Acho que sou Jesus. Um profeta no seu próprio tempo.”
  16. “A maior conquista da Ryanair? Trazer tarifas baixas para a Europa e diminui-las ainda mais. O maior fracasso? Contratar-me.”
  17. “Ninguém se quer sentar a bordo ao lado de um ***** realmente gordo. Fomos francamente surpreendidos com o número de clientes que não querem apenas viajar com pessoas gordas, mas torturá-las”, referiu Michael O’Leary, segundo o jornal britânico “The Telegraph”.
  18. Sobre o setor de companhias aéreas: “Há muitos grandes egos nesta indústria. A maioria dos chefes-executivos entrou nesse ramo porque quer viajar para viver. Eu não, eu quero trabalhar”.
  19. Acerca do atendimento ao cliente: “As pessoas dizem que o cliente tem sempre razão, mas você sabe que não. Às vezes eles estão errados e é preciso dizer-lhes isso.”
  20. Relativamente à imagem pública da Ryanair: “Uma das fraquezas da empresa agora é que é um pouco barata, alegre e excessivamente desagradável, e isso reflete a minha personalidade”.
  21. Em relação aos salários dos pilotos: “As pessoas perguntam como é que podemos ter tarifas tão baixas. Eu respondo-lhes que os nossos pilotos trabalham por pouco”.
  22. Acerca de encomenda de aviões da Boeing: “A mensagem para a Boeing hoje é: ‘Continuem a construi-los, nós continuaremos a comprá-los’ e, juntos, vamos acabar com a Airbus na Europa. Nós amamos a Boeing. **** o francês.”
  23. Sobre os passageiros que pediam reembolsos: “Não queremos ouvir as suas histórias de soluço. Qual é a parte do ‘não reembolso’ que não entende?”, afirmou o ex-diretor executivo da Ryanair, segundo a cadeia de televisão “BBC”.
  24. “A Ryanair traz diferentes culturas para as praias da Espanha, Grécia e Itália, onde se juntam e copulam no interesse da paz pan-europeia”, disse, de acordo com o “Buzz“, um site de notícias da Irlanda.
  25. “Os alemães vão ter de rastejar nus por cima de vidro partido para conseguir tarifas baixas.”
  26. “A pessoa mais influente na Europa nos últimos 20 a 30 anos foi Margaret Thatcher. Sem ela estaríamos todos a viver numa república francesa sangrenta e desempregada .”
  27. Sobre pedir desculpas: “Vamos pedir desculpas pela falta de atendimento ao cliente? Obviamente que não.”
  28. Sobre a indústria corporativa: “Os mansos podem herdar a terra, mas não a terão por muito tempo”.
  29. Sobre a Ryanair nos anos 90: “A Ryanair nunca ganhará dinheiro. Perderá sempre dinheiro. É uma companhia aérea. Esqueça.”
  30. Sobre a Ryanair nos anos 2000: “Esperamos que os nossos lucros cresçam entre 20 e 25%. Isto não é apenas bom, é praticamente obsceno numa indústria em que poucas pessoas ganham dinheiro. Esta não é uma companhia aérea, é um negócio de barão da droga ”.
Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]