Foram oito as canções que chegaram até à grande final do Festival da Canção, em Portimão, mas só uma podia ganhar o “bilhete” até à Eurovisão, que este ano decorre em Telavive, Israel. E a eleita, sem grandes surpresas, foi “Telemóveis”, de Conan Osíris.

A vitória de “Telemóveis” foi esmagadora, com o tema a ser o mais votado pelo júri — das sete regiões de Portugal a votar, apenas o Algarve não atribuiu os 12 pontos a Conan Osíris, preferindo oferecer a pontuação máxima a NBC, com “Igual a Ti” —, e também pelo público, resultando numa vitória de 24 pontos, que leva Conan Osíris e o seu bailariano João até Israel, para representar Portugal, em maio, na Eurovisão.

Durante o compasso de espera entre os resultados das votações do júri e do público, Conan Osíris assumiu estar em “choque”, depois de ver o seu tema ser o mais votado pela grande maioria do júri. Já no momento em que o cantor foi anunciado como grande vencedor, Inês Lopes Gonçalves questionou o intérprete de “Telemóveis”: “Vais a Israel?”. “Se não morrer até lá”, respondeu Conan Osíris.

Quem é Conan Osiris, o finalista mais falado do Festival da Canção

O tema de NBC, “Igual a Ti”, ficou em segundo lugar, com 18 pontos (depois de conjugadas as votações do júri e do público), e “Perfeito”, de Matay, arrecadou o terceiro lugar, com 17 pontos. A canção “Inércia”, de Ana Cláudia, foi a menos votada pelo júri e pelo público, ficando em último lugar, com oito pontos.